A Siemens desenvolveu, em conjunto com a Newon, uma solução para garantir a segurança dos trens da MRS Logística que transportam minério com operação sem tripulação em zona de autossalvamento, regiões onde não há tempo suficiente para intervenções externas em caso de acidentes e, portanto, não é recomendada a presença ou o fluxo de pessoas.
“Estudamos junto com a Newon como a solução Siemens de automação poderia atender os requisitos de segurança da MRS Logística que necessitava retirar o maquinista durante o percurso em áreas de risco”, diz Felipe Azevedo, engenheiro desenvolvedor de negócios da Siemens. O maquinista desce da locomotiva no início do trecho onde ele não pode circular e encontra uma estação onde ele acompanha o funcionamento autônomo do sistema remotamente. Caso necessário, existe ainda a possibilidade de intervenção à distância.
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A parceria inicial equipou oito conjuntos de locomotivas. A solução é baseada em uma arquitetura de hardware de automação voltada para aplicações em complexos ferroviários, tendo robustez suficiente para suportar as condições físicas impostas por esse tipo de operação.
A plataforma é integrada a sistemas de monitoramento abertos via protocolos industriais por meio de radiofrequência e rede celular, utilizando tecnologias de internet das coisas industriais, garantindo total autonomia. O monitoramento da operação é feito por meio de um tablet industrial in loco e integrado ao centro de controle do operador logístico.