Expectativa da empresa é emitir primeiro registro no próximo mês de julho. Meta é otimizar as operações nacionais
A Gafor Logística anuncia que até o final do próximo mês de julho inicia a emissão do conhecimento de transporte multimodal. De acordo com o diretor de Novos Negócios, Philippe Aymard, a companhia já solicitou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a autorização. O trabalho, agora, explica o executivo, consiste em realizar ajustes tributários e financeiros. “Com este documento iremos otimizar nosso trabalho”, resume. Vale lembrar que o documento é válido apenas para operações nacionais. Hoje, cerca de 100 clientes operam com a Gafor no mercado interno e 400 utilizam os serviços internacionais.
O executivo frisa que a companhia já oferece soluções multimodais. “Apesar de a Gafor se caracterizar por ser uma empresa de transporte rodoviário, enxergamos as necessidades de nossos clientes de uma maneira mais abrangente”, diz. Apesar disso, a falta de um registro multimodal é um complicador. “Hoje, emitimos um conhecimento de transporte para cada modal utilizado e com um único documento teremos facilidade operacional”, afirma. Para ele, a partir de julho a Gafor passa, de fato, a oferecer um pacote fiscal e comercial completo.
Aymard não acredita que neste primeiro momento a novidade aumente o número de clientes no portfólio e sim racionalize o controle dos processos. Mas ele lembra que se a base de clientes aumentar devido à emissão do documento multimodal a empresa estará preparada para crescer de uma maneira mais estruturada. Os atuais parceiros também terão benefícios. “Já estamos estudando algumas demandas de clientes que utilizam apenas o serviço rodoviário para que eles comecem a operar com a multimodalidade”, admite. O executivo não divulga mais detalhes.