O governador Tarcísio de Freitas promulgou a Lei que institui o "Dia do Despachante Aduaneiro" no Calendário Oficial do Estado de São Paulo. A publicação oficial ocorreu no Diário Oficial do Estado no último 4 de setembro.
Além dessa conquista, o SINDASP, entidade que representa a categoria, foi oficialmente selecionado para integrar o Subcomitê de Cooperação do Comitê Nacional de Facilitação de Comércio (CONFAC). A nomeação foi formalizada por meio da Resolução publicada no Diário Oficial da União na terça-feira, 2 de setembro. O SINDASP atuará como convidado permanente, conforme a Resolução Gecex nº 567, de 19 de fevereiro de 2024.
Elson Isayama, Presidente do SINDASP, destacou a importância das novas conquistas para a categoria. "Os Despachantes Aduaneiros assumiram um patamar de protagonismo nas operações de comércio exterior brasileiro", afirmou.
O deputado estadual Bruno Zambelli, autor do Projeto de Lei, ressaltou a importância dos despachantes aduaneiros para a economia. "Eles são fundamentais para a importação e exportação de produtos, bens e serviços", disse.
A data comemorativa do "Dia do Despachante Aduaneiro", tradicionalmente celebrada em 25 de abril, agora estará oficialmente no Calendário Oficial de São Paulo. O SINDASP, que completa 75 anos em 2024, realizará um evento festivo no final de novembro.