A DHL Supply Chain está investindo na modernização das suas instalações no estado de Goiás. Neste mês, a empresa inaugurou um Centro de Distribuição no município de Aparecida de Goiânia (GO), que fica a 150 km de Brasília (DF) e 20 km de Goiânia (GO).
As novas instalações possuem 12 mil m² de área, layout customizado, docas dedicadas para carga e descarga e um sistema anti-incêndio padrão NFPA-13 de última geração. Além disso, a estrutura conta com práticas sustentáveis como sistema de climatização baseado em amônia e CO2, utilização de caixas retornáveis e o reaproveitamento de água para redução de impacto ambiental. Atualmente, 150 pessoas estão trabalhando no novo CD.
“Já tínhamos uma operação em Goiás, mas com a demanda do mercado de saúde sentimos a necessidade de expandir e modernizar nossas instalações no Estado. Além disso, com uma política de incentivos, Aparecida de Goiânia vinha atraindo muitos investimentos. Agora, as empresas poderão acessar com mais facilidade nossas soluções, contando com uma infraestrutura mais robusta e eficiente e serviços de ponta a ponta”, afirma Marcos Cerqueira, vice-presidente de Saúde da DHL Supply Chain.
LEIA TAMBÉM: Plínio Pereira assume presidência da DHL Supply Chain no Brasil
O centro de distribuição presta serviços de armazenagem, transportes (rodoviário e aéreo), logística reversa e processos de valor agregado como etiquetagem e montagem de kits. Com as novas instalações, a DHL passará a trabalhar com, vacinas e insumos médicos e hospitalares, além de medicamentos e incluindo testes clínicos. As operações logísticas no local já iniciam com quatro clientes ativos: as farmacêuticas Roche, Teva, United Medical e Zambon.
Práticas sustentáveis
Em seu plano de ESG, que dentre outros itens prevê zerar as emissões de CO² até 2050, o novo CD adotou práticas sustentáveis como revestimento do teto com uma película que reflete calor e luz solar, reduzindo em até 20% a temperatura ambiente e em consequência o consumo de energia.
LEIA TAMBÉM: DHL planeja ter rede própria de armazéns e investe R$ 800 milhões em projeto
Também são utilizados condensadores com maior eficiência energética no sistema de climatização, o que reduz o impacto ambiental. Além disso, a empresa atua com a utilização de caixas retornáveis, reduzindo o custo com embalagem e o impacto ambiental. Inclusive, a DHL faz o reaproveitamento da água utilizada nas caixas de medicamentos oriundos de importação, reutilizando-a na própria operação. Com isso, estima-se que serão reaproveitados 260 mil litros de água por ano e evitado o descarte de 12 mil caixas no mesmo período.