Dicionário de Logística

Por Altamiro Carlos Borges Júnior e Alex Galvão, diretores do ABGroup


Mapeamento do processo (Process mapping)

Desenho das atividades do processo envolvido em uma porção particular de uma cadeia de abastecimento ou da totalidade desta, com particular detalhamento das ações entre seus membros.


5S

Senso de simplificação, organização, limpeza, conservação e participação. 


5S

Programa de gerenciamento participativo que objetiva criar condições de trabalho adequadas a todas as pessoas em todos os níveis hierárquicos da organização. A sigla 5"S" deriva das iniciais de cinco palavras japonesas: Seiri, senso de classificação; Seiton, senso de ordenação/organização; Seiso, senso de limpeza; Seiketsu, senso de padronização; e Shitsuke, senso de disciplina.


5S

Senso de simplificação, organização, limpeza, conservação e participação.


A-Frame

É um sistema de alta produtividade capaz de separar centenas de pedidos em um curto espaço de tempo, com grande precisão e com reduzido quadro de pessoal. É um sistema modular, integrado por uma esteira transportadora, sobre a qual existe uma estrutura composta de uma série de canais que cobre ambos os lados da esteira. Cada canal trabalha com um determinado SKU, tendo capacidade de armazenar diversas unidades. No final da linha os produtos são automaticamente transferidos para caixas e transportados para as áreas de embarque.


ABC

Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades. Método contábil que permite que a empresa adquira um melhor entendimento sobre como e onde realiza seus lucros.


ABC Classification ou Classificação ABC

Utilização da Curva de Pareto para classificar produtos em três categorias, usando critérios de demanda e valor. Itens do grupo "A" - pouca quantidade, mas representam grande valor. Itens do grupo "B" - quantidade e valores intermediários. Itens do grupo "C" - muita quantidade, mas representam pouco valor.


ABNT

Associação Brasileira de Normas Técnicas.


Acessório de via

Aparelho de mudança de via, girador, para-choques e outros pertences metálicos da via, tais como placas de apoio, talas de junção, grampos, etc.


ACF 

Attainable Cubic Feet ou Espaço Cúbico Permitido


Acknowledgement of Receipt ou Confirmação de Recebimento

Notificação relacionada a algo recebido.


Acompanhamento (Tracking/Follow-up)

Verificação de perdas de cargas e forma de recuperá-las depois do embarque, realizada por meio do registro do número de conhecimento e data, de veículo, de manifesto, do embarcador e do destino.


Acordo de Cofabricante (Co-maker Agreement)

Acordo feito entre o fornecedor/cofabricante e o cliente que, além do objetivo e termo do acordo, traz anotações de longo prazo: tempos de entrega, confiabilidade de entrega, desempenho da qualidade/quantidade, procedimentos para efetuar redução no preço, cooperação no desenvolvimento de novos produtos, entre outros.


Acuracidade

Grau de ausência de erro ou grau de conformidade com o padrão.


Acuracidade do inventário (como indicador de eficácia em %) 

É a quantidade de itens com saldo correto, dividida pela quantidade de itens verificados, vezes 100.


AD Valorem 

Taxa de seguro cobrada sobre certas tarifas de frete ou alfandegárias proporcionais ao valor total dos produtos da operação (nota fiscal da carga).


ADR

Articles Dangereux de Route ou Transporte de Artigos Perigosos.


Aduana (Custom)

Impostos ou taxas, definidos pelo Governo, sobre produtos importados ou exportados de um país.


AFRMM

Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante.


Aftermarket

Pós-venda.


MAIS POPULARES

JobLog

VetBR conquista certificação Great Place To Work

Mercado

Ações da Santos Brasil são listadas em mais três índices da B3

Negócios

NSTech anuncia a integração da Frete Rápido


LOG CONTENT