Companhia obteve receita de R$ 2,8 bilhões e lucro líquido de R$ 177 milhões no ano passado
A América Latina Logística (ALL) divulgou ontem, dia 11 de março, os resultados obtidos no ano de 2008. Os números consolidados mostram que a empresa cresceu 11% em volume, 24% em EBITDA e 17% em receita, atingindo R$ 2,8 bilhões. O lucro líquido foi 148% superior se comparado a 2007, totalizando R$ 177 milhões, desconsiderando ganhos extraordinários. Quanto a investimentos, foram R$ 680 milhões aplicados em vagões, locomotivas, via permanente e sistemas de informações.
O volume de commodities agrícolas cresceu 11%, de 21,3 bilhões de TKU, em 2007, para 23,7 bilhões de TKUs no ano passado, com aumento de participação da empresa no mercado de 51% para 62% nos portos em que atua. Os produtos que mais se destacaram foram açúcar e farelo de soja, com aumento em volume superior a 30% cada.
Na unidade industrial, o volume transportado cresceu 13% ao ano, com acréscimo em todos os segmentos, principalmente em contêineres e construção. De acordo com o diretor de Industrializados, Sergio Nahuz, a ALL continua com sua trajetória de crescimento nos volumes intermodais, com destaque para os aumentos de 16% em contêineres e 14% em alimentos e florestais.
Já na ALL Argentina, o volume foi afetado, no primeiro semestre, pelas interrupções de tráfego nas rodovias e ferrovias, feitas pelos agricultores que protestavam contra os aumentos nas alíquotas de exportações de grãos. A empresa computou crescimento de 4,5% para 4,5 bilhões de TKUs.
Metas
Para 2009, a companhia informa que tem a perspectiva de crescimento de volume entre 10% e 12%. O otimismo está relacionado aos ganhos de produtividade e aumento de participação de mercado. A ALL anuncia que pretende investir cerca de R$ 600 milhões ao longo do ano na contratação de 300 colaboradores diretos.
Entre as ações, destaque para a adaptação de 35 locomotivas, adição de mais 600 vagões e melhorias na via permanente nos estados da região Sul e nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O início da operação junto à Votorantim Celulose e Papel (VCP), em Três Lagoas (MS), e o aumento da capacidade dos terminais de Alto Araguaia (MT) e Alto Taquari (MT) também são lembrados como importantes projetos para 2009.
O primeiro semestre de 2009 ainda marca o início das obras do Projeto Rondonópolis, que prevê a construção do trecho ferroviário ligando Alto Araguaia a Rondonópolis (MT). A iniciativa ampliará em 250 quilômetros a extensão da malha ferroviária no estado até o ano de 2013. O investimento previsto é de R$ 700 milhões e será realizado por um grupo de investidores. Ao todo, o contrato de exploração da via tem duração de 25 anos e depois desse período será incorporado à concessão da Ferronorte. O objetiva da ALL é transportar cerca de 9,3 milhões de toneladas pela via.