Localizado na Alemanha, centro terá come meta desenvolver produtos comercializáveis e inovadores
A Deutsche Post World Net inaugurou, no início de abril, próximo a Bonn (Alemanha), o DHL Innovation Center, que tem como finalidade desenvolver produtos comercializáveis e inovadores com base nas tendências da logística. Além disso, o laboratório atuará como uma organização centralizadora de todas as áreas de gestão de inovações técnicas que a empresa explora. O grupo integra as companhias Deutsche Post (Correio alemão), DHL e Postbank.
O centro possui outras funcionalidades. O visitante, por exemplo, encontrará um showroom que mostra a inter-relação dos fluxos de produtos e as redes de logística. Essas redes, que abrangem o mundo todo, podem ser vistas em uma mesa que serve como tela de projeção, permitindo que os visitantes examinem fluxos individuais de mercadorias e informações.
Há, ainda, uma área de exibição onde foram montados protótipos dos projetos em desenvolvimento. Um dos destaques é um robô destinado a descarregar veículos e reconhecer diferentes tamanhos de pacotes, apanhá-los e colocá-los sobre correias transportadoras.
Os projetos em andamento no DHL Innovation Center são conduzidos em parceria com diversas empresas, como IBM, Intel e SAP. O centro também firmou parcerias de pesquisa com o Massachusetts Institute Technology (MIT), em Bostos (EUA) e Zaragoza (Espanha), e com o Instituto Fraunhofer, da Alemanha. Cerca 20 profissionais do centro e dez provenientes de empresas parceiras são responsáveis pela condução das ações.
Reconhecimento
A DHL Express Brasil recebeu o prêmio de “Melhor Processo de Qualidade” da Região International Américas, que engloba mais de 50 países da América Latina e o Canadá. O prêmio, criado em 2004, é o reconhecimento da eficiência das operações de uma unidade de negócios da DHL em todas as etapas do processo – da coleta da remessa e preenchimento correto dos documentos até a inclusão correta no sistema das informações sobre a localização e a entrega da encomenda no seu destino final.
As remessas são avaliadas durante todo o ano a partir de indicadores de performance como tempo de trânsito, seqüência de checkpoints, tempo de remessa no gateway, miscode e entregas no mesmo dia. Após avaliados, os processos recebem uma pontuação e mensalmente é apresentado um ranking das unidades mais eficientes. Anualmente, a operação que obteve melhor resultado geral recebe o troféu das mãos do CEO Global da empresa, John Mullen, e do CEO da Região International Américas, Roger Crook.
De acordo com o vice-presidente de operações da DHL Express Brasil, Fernando Cotarelli, a companhia busca a melhoria na qualidade e confiabilidade dos serviços que oferece. Por este motivo, diz, a análise de cada um dos fatores que influenciam o processo é primordial para o aprimoramento da DHL. “Aprendemos muito no último ano e, por isso, conseguimos nos destacar frente aos outros 50 países da região. Estamos muito confiantes de que repetiremos o feito em 2007.”