Objetivo da companhia é se antecipar à legislação brasileira que obriga a adição de 5% de biodiesel ao diesel a partir de 2013
A Volvo testará o desempenho de seus caminhões com uma mistura de 5% de biodiesel (o chamado B5). Os atuais veículos da montadora já saem da fábrica, localizada em Curitiba, preparados para receber até 2% de biodiesel.
Os testes com os veículos com a mistura de 5% de biodiesel serão feitos com transportadores com diferentes tipos de operação e acompanhados por profissionais do setor de engenharia da montadora. A meta com as medições é identificar eventuais falhas que possam surgir com o uso da mistura.
Segundo a companhia, outro objetivo do projeto é fazer com que a empresa se antecipe à legislação brasileira. Isso porque a utilização do B5 será obrigatória somente a partir de 2013. Já em 2007, entra em vigor a obrigatoriedade da adição de 2% de biodiesel ao diesel, o B2, porcentagem já aceita pelos veículos da marca.
A Volvo tem como estratégia antecipar-se às exigências do mercado. Em outra iniciativa no final do ano de 2003, antes de a lei de emissões ingressar na etapa Conama P5 – o equivalente a Euro 3 na Europa – os motores dos caminhões da Volvo já estavam cumpriam a legislação.