Ibovespa
129.125,51 pts
(1,74%)
Dólar comercial
R$ 5,81
(0,05%)
Dólar turismo
R$ 6,04
(0,05%)
Euro
R$ 6,05
(-0,67%)

Estudo da Seal Sistemas revela alta adesão e planos de expansão do RFID no mercado brasileiro

Tecnologia é usada principalmente para rastreamento de itens, com foco em agilidade no inventário e prevenção de perdas
Por Redação em 29 de outubro de 2024 às 8h03
Estudo da Seal Sistemas revela alta adesão e planos de expansão do RFID no mercado brasileiro
Foto: Reprodução/Freepik
Foto: Reprodução/Freepik

Empresas dos setores de varejo, indústria, logística, educação e financeiro estão investindo cada vez mais em tecnologia RFID (identificação por radiofrequência), com 57,1% dos negócios já usando essa solução e 90% planejando expandir seu uso nos próximos anos, aponta um estudo divulgado pela Seal Sistemas durante o Seal Connect Fórum 2024. A pesquisa, realizada com mais de 30 participantes do evento em São Paulo, destaca que o RFID tem ganhado espaço como ferramenta essencial para a gestão de itens na cadeia de suprimentos e controle de ativos.

Segundo o levantamento, 47,1% das empresas entrevistadas utilizam RFID para rastreamento de produtos ao longo da cadeia de abastecimento, enquanto 32,4% aplicam a tecnologia na gestão de ativos. O controle de itens retornáveis, como caixas e paletes, também aparece entre as utilizações, sendo adotado por 14,7% dos respondentes. A aplicação da tecnologia para controle de acesso ficou em torno de 5%.

Em termos de benefícios, 40% dos entrevistados indicam que o RFID agrega agilidade e frequência ao inventário, enquanto outros 40% mencionam o rastreamento eficaz de produtos com identificação única. O uso como ferramenta antifurto, para prevenção de perdas, também é destacado, com 17,1% das empresas aproveitando essa funcionalidade para aprimorar a segurança dos produtos. Outro destaque, embora com menor adesão, é a utilização do RFID para proporcionar uma experiência de marca ao consumidor.

Carlos Santana, Head de Negócios da Seal Connect e VP de Vendas da Seal Sistemas, enfatiza a importância do RFID na estruturação das operações empresariais. "O RFID é uma tecnologia que permite habilitar as estratégias de negócios das empresas a partir das informações que vêm da camada de execução, onde o dia a dia das operações acontece. Indo além, o RFID possibilita pensar em novos modelos de negócios a partir das perspectivas que se abrem com a democratização da tecnologia."

Santana destaca ainda que o desenvolvimento de um business case robusto e um estudo de viabilidade técnica são essenciais para o sucesso na implementação do RFID, apontando que esses fatores permitem que a tecnologia se alinhe plenamente à realidade operacional dos clientes.

O Seal Connect Fórum 2024, sob o tema "Maximizando eficiência com RFID e automação: o futuro dos negócios," contou com a participação de executivos de grandes empresas, como Kleber Pinheiro, da Mercedes-Benz do Brasil; Luiz Vergueiro, do Mercado Livre; e Rhayanna Gonçalves, do Grupo Boticário, que discutiram, entre outros temas, os desafios e oportunidades que a Internet das Coisas (IoT) traz ao mercado.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar