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Relatório aponta inovação e investimento sem precedentes em frotas sustentáveis durante transição energética

State of Sustainable Fleets 2024 prevê foco em carregamento e motores menos poluentes para expansão de frotas nos EUA
Por Redação em 23 de maio de 2024 às 6h55

O relatório State of Sustainable Fleets 2024, em sua quinta edição, foi divulgado hoje, destacando um período de transição ativa no setor de frotas. Com novas regulamentações de emissões adotadas recentemente e desafios no crescimento de tecnologias, o setor enfrenta um cenário complexo. O estudo foi apresentado pela GNA, uma empresa da TRC, durante o Advanced Clean Transportation (ACT) Expo, em Las Vegas, EUA.

Nate Springer, vice-presidente de desenvolvimento de mercado da TRC Companies, afirmou que a adoção de novas regulamentações de emissões e tecnologias limpas aumentou os desafios para as frotas. Ele destacou as parcerias, investimentos e inovações que estão ajudando a implementar soluções sustentáveis atualmente e estabelecendo bases para o futuro.

O ano passado registrou um recorde de US$ 32 bilhões em fundos estaduais e federais dos EUA para frotas, enquanto o diesel e gás natural renováveis alcançaram novos patamares. Parcerias entre empresas de serviços públicos e frotas, novos modelos de negócios de depósito e leasing, e tecnologias para uso de gás natural foram algumas das inovações destacadas.

Drew Cullen, vice-presidente sênior de combustíveis e facilities da Penske, ressaltou os desafios enfrentados pelas frotas na busca por reduzir o impacto ambiental. Ele enfatizou a complexidade das opções e requisitos de investimento, indicando que o relatório é um recurso valioso para avaliar as opções disponíveis.

Com regulamentações de emissão zero sendo adotadas em 11 estados dos EUA e um novo padrão de emissão para 2027 se aproximando, as frotas enfrentam dificuldades para cumprir com as novas exigências. Infraestrutura de carregamento insuficiente, altos custos de bateria e restrições de capacidade de energia são obstáculos que devem persistir.

Keith Brandis, vice-presidente de parcerias e soluções de sistemas do Grupo Volvo na América do Norte, destacou o compromisso da Volvo Trucks em fornecer soluções de transporte sustentáveis e desenvolver tecnologias futuras, como veículos elétricos com células de combustível.

Andy Walz, presidente da Chevron Americas Products, frisou a importância de continuar inovando e buscando soluções viáveis e de baixo custo para reduzir a intensidade de carbono, com apoio político voltado para a redução da intensidade de carbono de forma tecnológica agnóstica.

Principais conclusões do relatório incluem:
- 63% das frotas esperam retornos decrescentes em novos investimentos em tecnologia e práticas de eficiência.
- O consumo de diesel renovável aumentou 68% em 2023.
- O preço do biodiesel B20 caiu 9%.
- O gás natural comprimido (GNC) foi 50% mais barato que o diesel em 2023.
- As frotas usaram 70% de gás natural renovável (GNR) em suas necessidades de abastecimento.
- Mais de 150 novas instalações de GNR foram abertas em 2023.
- A intensidade de carbono do GNR na Califórnia melhorou 21% entre 2022 e 2024.
- A produção de um motor a gás natural de 15 litros começará em 2024.
- Geradores lineares alimentados por gás natural começaram a operar para carregar caminhões elétricos.
- A adoção de veículos elétricos a bateria (BEV) aumentou significativamente, com mais de 26.000 unidades entregues em 2023.
- As vans comerciais representaram 90% das entregas de BEVs.
- Vários depósitos de recarga dedicados a frotas foram abertos ou estavam em construção em 2023.
- US$ 7 bilhões foram alocados pelo DOE dos EUA para financiar centros de produção e distribuição de hidrogênio.
- O preço médio de varejo do hidrogênio aumentou para US$ 36/kg na Califórnia.
- O preço do autogás de propano foi em média de US$ 1,71 por GGE para o varejo privado.

A Penske Transportation Solutions, a Volvo Trucks North America e a Chevron são os principais patrocinadores do estudo, com apoio da Dana, Exelon e S&P Global Mobility.

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