A velocidade de condução influencia o impacto relativo da temperatura no desempenho dos veículos elétricos, é o que aponta a pesquisa realizada pela Geotab e divulgada em fevereiro. A empresa analisou dados não identificados e agregados de 3 milhões de rotas de veículos elétricos e 550 mil horas de condução.
De acordo com a pesquisa, em velocidades baixas, a temperatura pode ter um impacto relevante, e em velocidades mais altas, esse fator tem menos influência. O tamanho e a forma do veículo também interferem nas condições ideais para melhorar a performance do veículo, com os maiores perdendo desempenho mais rapidamente com o aumento da velocidade.
LEIA TAMBÉM: Dachser planeja adquirir 50 caminhões elétricos da Mercedes-Benz
O levantamento ainda apontou que a melhor estratégia para otimizar o rendimento de um veículo elétrico deve considerar o contexto da rota. Para viagens em rodovias, deve-se evitar o excesso de velocidade para conservar o alcance, especialmente para veículos maiores. Em trechos mais lentos, há maior variabilidade no desempenho, portanto, mitigar o impacto da temperatura trará os melhores resultados.