O Institute for Business Value (IBM IBV) divulgou um novo estudo, intitulado Own Your Transformation, que apontou que 67% dos líderes brasileiros de supply chain colocam a infraestrutura de tecnologia como o principal desafio das empresas nos próximos dois a três anos. Trata-se do maior percentual entre os mais de 35 países que participaram da pesquisa. Além disso, 53% desses executivos brasileiros responderam às interrupções na cadeia de suprimentos introduzindo novas tecnologias, como automação.
Outro ponto destacado é que no Brasil sustentabilidade é tanto um desafio como uma força que impulsiona a mudança para esses líderes. 36% colocam a sustentabilidade em sua lista de prioridade e 40% veem como um dos maiores desafios para os próximos 3 anos. 42% disseram que acreditam que seus investimentos em sustentabilidade acelerarão o crescimento dos negócios e relatam experimentar a pressão mais direta para a transparência desse tema por investidores e membros do conselho (56%) e clientes (53%).
A pesquisa do IBV contou com a participação de 1.500 Chief Supply Chain Officers (CSCOs) de todo o mundo.
Pontos de atenção
O estudo vislumbra um cenário de transformação do setor no Brasil ao apontar que 60% dos executivos brasileiros entrevistados estão utilizando abordagens preditivas nas operações da cadeia de suprimentos como forma de gerenciar riscos, além de 49% dos entrevistados confirmarem que estão acelerando investimentos.
Nestes dois quesitos, os números do Brasil são superiores à média da América Latina, o que evidencia, de acordo com o IBM IBV, uma atenção das empresas do país na transformação digital em Supply Chain. Vale ressaltar que a inteligência artificial (IA) e machine learning (49%) e nuvem híbrida (40%) são as tecnologias apresentadas na pesquisa que os líderes acreditam que mais auxiliarão nos resultados da organização das cadeias de suprimentos no País no próximo triênio.
“Em geral, o estudo revela que os líderes de supply chain estão repensando suas operações com base nos desafios que enfrentaram no pico da pandemia de Covid-19 e também por questões relacionadas à inflação, mudanças climáticas e eventos geopolíticos. A grande maioria está aumentando os investimentos para transformar seus fluxos de trabalho com automação e IA e se aliando ao ecossistema para ser mais sustentável e gerar uma experiência mais satisfatória para os consumidores”, explica o Head de IBM Consulting no Brasil, Marco Kalil.