A Fretebras, plataforma de transporte de cargas, divulgou uma pesquisa realizada junto a 1.500 caminhoneiros de todo o Brasil que apontou que mais da metade dos entrevistados (53,6%) já ficou sem receber o saldo do frete, mesmo após ter concluído a entrega da carga. Segundo a companhia, a prática comum do mercado é das empresas adiantarem de 70% a 80% do valor do frete aos motoristas contratados e o restante, após a entrega. Porém, segundo o estudo, na maioria dos casos (47,8%) o calote no pagamento do saldo aconteceu mais de uma vez.
Segundo a companhia, o fato mais preocupante da pesquisa foi que 65% dos entrevistados não costumam adotar nenhum tipo de medida para evitar o calote no saldo do frete. Dentre aqueles que afirmam tomar alguma medida para se proteger, a mais comum é o registro das informações da negociação, o que não traz garantias efetivas. Apenas 20% afirmou assinar um contrato de trabalho.
A pesquisa revelou ainda que os calotes são mais frequentes no Sudeste, já que 57% dos respondentes da região afirmaram terem sofrido com a falta de pagamentos. Em seguida, 56% dos entrevistados do Sul confirmaram que passaram pela mesma situação. As menores incidências foram registradas no Centro-Oeste e Norte, onde menos da metade dos motoristas foram vítimas do calote no saldo do frete. Ainda assim, os números do estudo revelam um cenário preocupante.
Após a análise dos resultados, a Fretebras decidiu incorporar à sua conta digital um serviço que tem como meta final eliminar os calotes do mercado. A empresa garante que o serviço, denominado Saldo Garantido. contribuiu para a recuperação de mais de R$ 1,6 milhão para caminhoneiros de todo país.
“A situação dos calotes sempre nos preocupou. Com o Saldo Garantido, fomos capazes de eliminar totalmente o risco de o motorista ficar sem receber", explica o diretor de Fintech da Fretebras, Thiago Chueiri.
O executivo ressalta que o Saldo Garantido é um direito do caminhoneiro que busca fretes na plataforma da empresa e recebe o adiantamento por meio da conta digital. “Caso o calote aconteça, nós nos encarregamos de garantir que o motorista receba o que lhe é devido”, garante Chueiri.
O diretor explica ainda que a função não se trata de um empréstimo, mas sim uma garantia de recebimento que a Fretebras oferece ao motorista. “A conta digital da Fretebras foi criada justamente para atender as necessidades dos caminhoneiros, por isso, ela é adaptada com soluções financeiras pensando na jornada do frete. Estamos comprometidos, desde o início, em melhorar as condições de trabalho dos caminhoneiros”, pontua Chueiri.
Sem revelar detalhes, a Fretebras afirma que ainda este ano serão agregadas funcionalidades à conta digital, como uma nova rede com descontos exclusivos e até seguro para os caminhoneiros.