A Unipac, empresa do Grupo Jacto, realizou um investimento de cerca de R$ 700 mil na ampliação e aquisição de novos equipamentos para o seu laboratório de testes e ensaios, localizado na sede da empresa, em Pompéia (SP). O espaço foi ampliado de 120 m2 para 320m2, em reforma que durou por volta de seis meses. Agora, todo o ambiente do laboratório possui temperatura e umidade controladas.
A Unipac investiu também na compra de equipamentos de alta tecnologia, como: a máquina de ensaio universal, específica para a caracterização mecânica de materiais e produtos; o espectrofotômetro, leitor digital para desenvolvimento e padronização de cores; a máquina sopradora, aplicada no desenvolvimento de novos materiais, ajustes de parâmetros de processos, análise da reologia (deformação e escoamento da matéria); e a máquina tridimensional CNC, específica para dimensionamento de peças, produtos, moldes em desenvolvimento e digitalização de moldes ou produtos, no processo chamado engenharia reversa.
“Além do ganho em tecnologia, conhecimento, qualidade e agilidade no desenvolvimento de novos projetos, o maior benefício adquirido com a ampliação foi o aumento da quantidade de testes realizados e a otimização dos recursos na fábrica. Os investimentos fazem parte da nossa busca constante por melhores resultados em processos e materiais. Nós aprendemos a trabalhar fazendo testes”, afirma Teruaki Mogui, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. “Com os novos equipamentos, podemos atender ao cliente em sua totalidade. A partir de testes, já indicamos alterações de resinas para aplicações específicas de clientes que desejavam, por exemplo, reduzir custos ou diminuir o peso do produto. Esta é uma das melhorias que podemos desenvolver para o cliente”.
Os testes e ensaios realizados no laboratório da Unipac seguem especificações de normas técnicas vigentes, tais como ISO, ASTM, JIS e Norma UM (para transporte marítimo e terrestre de produtos perigosos); além de parâmetros específicos da indústria automobilística e ainda instruções específicas de clientes.
Dentre os testes realizados pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Unipac, destacam-se os ensaios físicos para caracterização de materiais, para determinar força de tração, alongamento e resistência ao impacto; ensaios de propriedades, que avaliam dureza, deflexão térmica e temperatura de amolecimento; teste de stress cracking, que mede a resistência química de materiais; teste de teor de umidade, de resistência à queda, de empilhamento e compressão e de resistência ao fogo em tanques de combustível.