A Agrale assinou, na última terça-feira, 1º de julho, um protocolo de intenções junto ao Governo do Espírito Santo e à Prefeitura de São Mateus para instalação de uma fábrica no município. A cerimônia, realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, contou com a participação do governador, Renato Casagrande, do prefeito de São Mateus, Amadeu Boroto, do diretor-presidente da Agrale, Hugo Zattera, e do diretor-executivo da montadora, Rogério Vacari.
A unidade demandará R$ 40 milhões em investimentos e será destinada à fabricação da linha completa de produtos da companhia. A partir da assinatura do protocolo, serão realizados os ajustes finais no projeto a fim de encaminhá-lo para a obtenção das licenças necessárias. Na primeira fase, a fábrica terá 7.500 m² de área construída, de um total previsto de 20.000 m². A expectativa é de que a operação seja iniciada já no próximo ano.
Segundo Zattera, a escolha de São Mateus se deve à constante busca pela elevação do nível de competitividade dos produtos da empresa. “Somos hoje penalizados com os custos de frete, que um país continental como o Brasil cria, para enviar os produtos do Sul para o resto do País, sobretudo às regiões Leste e Nordeste. A localização da nova unidade oferecerá ganhos de logística, o que contribuirá para reduzir os custos de distribuição no Brasil e também das exportações”, diz.
Com a nova fábrica, a Agrale irá estruturar sua quinta unidade produtiva, das quais três estão no Brasil, em Caxias do Sul (RS), e uma na Argentina, em Mercedes, província de Buenos Aires.