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BR-163/MS sob a gestão da iniciativa privada

CCR MSVia será responsável pela operação da rodovia por 30 anos
Por Redação em 1 de abril de 2014 às 11h49 (atualizado às 12h13)

A CCR MSVia – Concessionária de Rodovia Sul-Mato-Grossense S.A, pertencente ao Grupo CCR, assumiu, no último mês de março, a gestão da BR-163/MS. A concessão da rodovia foi oficializada no dia 12 do mês passado, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. O Grupo CCR assegurou a concessão da rodovia em dezembro de 2013, em leilão realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A companhia ofereceu a menor tarifa básica de pedágio, no valor de R$ 4,38 a cada cem quilômetros rodados, deságio de 52,74%.

Toda a operação de infraestrutura e o serviço de recuperação, conservação, manutenção, implantação de melhorias e duplicação da rodovia serão de responsabilidade da CCR MSVia por 30 anos. Nos cinco primeiros anos, estão previstos investimentos de R$ 3,4 bilhões para a realização de obras que contemplem a duplicação completa da rodovia, além de implantação e operação dos serviços de operação. A cobrança de tarifa terá início em até 18 meses após a assinatura do contrato, (outubro de 2015), desde que executados 80,6 quilômetros de duplicação (10% do total previsto), realizados os trabalhos iniciais e aprovado um programa de redução de acidentes.

Segundo o presidente da empresa, Maurício Negrão, este mês de abril já marca o início das obras e serviços emergenciais de recuperação da rodovia. “Serão várias frentes de trabalho ao longo de toda a BR-163/MS, que conduzirão os chamados trabalhos iniciais, que envolvem obras e serviços para dar condições emergenciais de fluidez e segurança ao tráfego”, diz.

Entre as melhorias, haverá ações de correção de desnível, reparos localizados e recomposição emergencial do pavimento, recomposição de faixas e placas de sinalização, reparos e recuperação de viadutos e pontes, limpeza e desobstrução de sistemas de drenagem. “Os serviços no pavimento deverão provocar transtorno para os motoristas em vários momentos, tendo em vista que não há como fazer os serviços sem interferir no tráfego”, lamenta. Segundo ele, a concessionária buscará minimizar ao máximo as interferências, inclusive implantando sinalização para orientar e informar os usuários.

Universo complexo

A BR-163/MS tem 847,2 quilômetros de extensão, cruzando 19 cidades. Mais de 1,3 milhão de habitantes são servidos pela rodovia, que tem papel fundamental na logística de transporte da agroindústria, do comércio e do turismo. De acordo com Negrão, nesse universo o papel da concessionária será fundamental, garantindo não só obras para segurança e fluidez do tráfego, mas também serviços operacionais de assistência a motoristas e passageiros.

O executivo revela que no próximo mês de outubro serão iniciados os trabalhos do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), composto por 17 bases operacionais e envolvendo equipes especializadas para atendimento pré-hospitalar, desobstrução de pistas, reboque mecânico, presença na rodovia, apoio e informação.

O SAU envolverá cerca de 500 profissionais, dos quais 259 de atendimento pré-hospitalar, entre eles 35 médicos que trabalharão em plantões 24 horas. Essas equipes contarão com uma frota composta por 17 ambulâncias-resgate (sendo cinco UTIs), 25 guinchos (entre leves e pesados), 19 inspeções de tráfego e 11 caminhões de serviço.

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