A Transportadora Sulista desenvolveu um projeto para o transporte de espumas automotivas da TW Espumas, empresa pertencente ao Grupo Woodbridge, fornecedor global de peças para o mercado de automóveis.
Durante todo o mês de maio, a TW Espumas participou de um piloto no transporte dos produtos a partir de sua fábrica, localizada em Caçapava (SP), até sua filial em Piracicaba (SP), que realiza a entrega dos itens no sistema just in time para a Hyundai. Vale lembrar que a unidade da fornecedora fica instalada dentro do parque industrial da montadora.
O projeto consistiu na substituição das tradicionais carretas sider, onde as espumas eram carregadas em racks e caixas, por carretas double deck com revestimento especial, que evita sujeira e deformações, para que os produtos pudessem ser transportados a granel, sem a utilização de embalagens. “Oferecemos ao cliente uma solução com o objetivo de aumentar a produtividade na rota e, consequentemente, reduzir o custo do transporte”, comenta João Daniel de Freitas Neto, supervisor Comercial da Sulista.
Os 30 dias de projeto piloto feitos com um veículo serviram para que a TW Espumas analisasse a novidade e realizasse todos os testes necessários. O gerente geral de Operações da Sulista, Ronaldo Lemes, conta que, durante o período, o cliente contribuiu com ajustes no projeto, como a troca do material empregado no revestimento interno da carreta. Inicialmente, a empresa utilizou chapas de fibra de madeira, que foram então substituídas por alumínio.
“Há algum tempo vínhamos estudando o transporte de espumas a granel, sem a necessidade de embalar uma a uma. Mas elas não podem sofrer nenhuma deformação”, explica Lemes. A utilização de uma carreta com dois andares garante que as espumas não sejam avariadas devido ao empilhamento e o revestimento proporciona um transporte sem o risco de sujar os produtos.
O resultado obtido garantiu um aumento de produtividade às operações. Antes do projeto, eram movimentadas de 1.000 a 1.250 peças por veículo. Hoje, são 1.800 espumas carregadas. Além disso, a empresa contava com cinco viagens diárias para Piracicaba. Com a novidade, o número pode ser reduzido para três. “Estamos transportando e entregando nosso material sem nenhuma perda e com mais rapidez. Isso reflete em nosso cliente final, que ganha em qualidade e produtividade”, comemora o gerente de Operações da Unidade Caçapava da TW Espumas, Fábio Romero.
O sucesso do projeto fez com que, em setembro passado, ele fosse expandido para São Bernardo do Campo (SP), onde está situada a matriz da TW Espumas, com o transporte das espumas até São José dos Pinhais (PR), com duas viagens diárias. Atualmente, o envio para Piracicaba também parte da unidade localizada no ABC paulista, que hoje concentra a fabricação do produto.