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Autorizadas obras que garantirão fluidez à Baixada Santista

Ampliação da interseção das rodovias Cônego Domenico Rangoni (SP 55) e Anchieta (SP 160) e construção de faixa adicional na Cônego serão realizadas
Por Redação em 11 de junho de 2012 às 15h41

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou, no último dia 30 de maio, que dois projetos para aliviar os congestionamentos na Baixada Santista serão executados pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo. As obras consistirão na ampliação da interseção das rodovias Cônego Domenico Rangoni (SP 55) e Anchieta (SP 160) e a construção de faixa adicional na Cônego.

Os cronogramas de ambos os projetos, executados pela Concessionária Ecovias sob fiscalização e gerenciamento da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), preveem o início das obras para outubro deste ano, após a conclusão dos processos de licenciamento ambiental. A perspectiva é a de que as melhorias sejam efetuadas em 24 meses.

Junto com a Ligação Seca Santos-Guarujá e a 5ª faixa no trecho de planalto da Imigrantes, já em andamento, as obras tem como objetivo otimizar e dar fluidez ao acesso à Baixada Santista.

Trevo de interseção

A obra consistirá na construção de um viaduto com quatro a cinco faixas de rolamento a fim de aumentar a fluidez do tráfego e melhorar o acesso ao Porto de Santos e aos municípios da Baixada. O viaduto terá 900 metros de extensão e a obra contempla ainda a reconstrução do viário. Além disso, será implantada uma faixa operacional, reversível para o tráfego sempre que necessário entre o km 270 e o km 274 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP 55).

A meta com a ampliação da capacidade viária é, ainda eliminar os congestionamentos observados nessa interseção de grande importância para o transporte de cargas, por onde passam diariamente 100 mil veículos. Os investimentos somam R$ 175,5 milhões.

Faixa adicional

O projeto prevê a implantação de faixas adicionais no trecho do entroncamento com a Anchieta (km 270) até o Polo Industrial de Cubatão (km 262), para ampliar a capacidade da via, otimizando as viagens entre os terminais de carga do Porto de Santos e as indústrias e centros logísticos localizados ao longo do corredor. O trecho recebe diariamente 50 mil veículos. Ao todo serão 16 quilômetros de 3ª faixa (oito por sentido) com investimento de R$ 153,2 milhões.

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