Com o acesso completamente pronto, o porto espera aumentar ainda mais a sua capacidade de operação. Antes da melhoria, cerca de 85 veículos por dia circulavam pela via e a expectativa, agora, é a de que este fluxo chegue a 150 caminhões diariamente.
Quanto ao volume, a meta divulgada pelo Porto Itapoá é fechar 2012 com 250 mil contêineres movimentados. Em 2011, o índice foi de 55 mil, contando apenas seis meses de operação – o terminal catarinense foi aberto às movimentações no mês de junho do ano passado.
A obra também estimula a ida de novos clientes ao terminal. Isso porque alguns exportadores aguardavam a conclusão definitiva da SC-415 para iniciar suas negociações. Vale lembrar, porém, que muitos desses potenciais embarcadores realizaram, mesmo com a via inacabada, envios de teste utilizando as estruturas portuárias de Itapoá.
Ampliação
Concluída mais esta obra, o objetivo do Porto Itapoá, agora, é iniciar o processo de ampliação de seu cais e pátio. Hoje, o terminal tem capacidade para movimentar 500 mil TEUs. Com a expansão do cais de 630 metros para 1.000 m, e o pátio de 150 mil m² para 450 mil m², o porto poderá movimentar até dois milhões de TEUs por ano.
Além disso, a retroárea tem se tornado um centro de investimentos na região, atraindo empresas logísticas. São 12 milhões de m² disponíveis em uma área de 8 km de rodovias, na região da Estrada da Jaca, que liga a SC-415 até o terminal. Além disso, a área circunvizinha a SC-415 pode chegar a 30 milhões de m², entre a cidade de Garuva (SC) e Itapoá, conectadas pela BR-101.