A rodovia SC-415, que faz a ligação do Porto Itapoá (SC) até a BR-101, será inaugurada oficialmente na próxima sexta-feira, dia 20 de janeiro. Desde setembro do ano passado, mesmo com alguns trechos sem asfalto, os caminhões que iam em direção ao terminal já trafegavam pela via. Agora, todos os 27,7 Km estão prontos. A obra, orçada em R$ 40 milhões, foi realizada pelo governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Infraestrutura.
Com o acesso completamente pronto, o porto espera aumentar ainda mais a sua capacidade de operação. Antes da melhoria, cerca de 85 veículos por dia circulavam pela via e a expectativa, agora, é a de que este fluxo chegue a 150 caminhões diariamente.
Quanto ao volume, a meta divulgada pelo Porto Itapoá é fechar 2012 com 250 mil contêineres movimentados. Em 2011, o índice foi de 55 mil, contando apenas seis meses de operação – o terminal catarinense foi aberto às movimentações no mês de junho do ano passado.
A obra também estimula a ida de novos clientes ao terminal. Isso porque alguns exportadores aguardavam a conclusão definitiva da SC-415 para iniciar suas negociações. Vale lembrar, porém, que muitos desses potenciais embarcadores realizaram, mesmo com a via inacabada, envios de teste utilizando as estruturas portuárias de Itapoá.
Ampliação
Concluída mais esta obra, o objetivo do Porto Itapoá, agora, é iniciar o processo de ampliação de seu cais e pátio. Hoje, o terminal tem capacidade para movimentar 500 mil TEUs. Com a expansão do cais de 630 metros para 1.000 m, e o pátio de 150 mil m² para 450 mil m², o porto poderá movimentar até dois milhões de TEUs por ano.
Além disso, a retroárea tem se tornado um centro de investimentos na região, atraindo empresas logísticas. São 12 milhões de m² disponíveis em uma área de 8 km de rodovias, na região da Estrada da Jaca, que liga a SC-415 até o terminal. Além disso, a área circunvizinha a SC-415 pode chegar a 30 milhões de m², entre a cidade de Garuva (SC) e Itapoá, conectadas pela BR-101.