Veículos da frota própria não poderão ultrapassar 90 km por hora. Na chuva, o limite é de 60 km/h
A Ryder Brasil, braço da Ryder System Inc. (NYSE.R), anuncia que, há seis meses, adotou uma medida para limitar a velocidade de seus 50 caminhões próprios a 90 km por hora, a fim de aumentar a segurança dos motoristas, dos equipamentos e das pessoas que utilizam as estradas brasileiras.
Segundo o gerente de Manutenção da Ryder, João Lamas, além da segurança a medida já promove melhorias na eficiência operacional. Números divulgados pelo executivo dão conta de que, depois da limitação, a média de quilômetros rodados por litro aumentou de 2 km/l para 2.4 km/l. “Além do diesel, foi reduzido o desgaste das pastilhas de freio em 40 mil km e, conseqüentemente, o desgaste dos pneus também diminuiu a cada viagem, economizando mais ainda combustível”, acrescenta.
O sistema da Ryder funciona por meio de uma configuração no computador de bordo dos veículos, que perdem o poder de aceleração quando atingem a velocidade de 90 km/h. “Em situações normais, o motorista pode acelerar, mas o caminhão não vai ultrapassar essa velocidade”, explica. Lamas lembra que existe um limite de contingência de 20 km/h, que pode ser atingido quando o veículo está embalado em algum declive ou fazendo uma ultrapassagem. Neste caso, completa, o sistema do caminhão envia uma mensagem para a central de gerenciamento de frota da Ryder que emite imediatamente um alerta para o motorista pedindo que ele reduza novamente a velocidade para 90 km/h.
O mesmo procedimento acontece em situações de chuva, porém o limite de velocidade é reduzido para 60 km/h. Quando o limpador de vidro do caminhão fica ativado por mais de um minuto, a tecnologia processa que o motorista está enfrentando condições de chuva e limita o poder de aceleração do caminhão.