Ibovespa
135.582,20 pts
(0,42%)
Dólar comercial
R$ 5,64
(-0,24%)
Dólar turismo
R$ 5,87
(-0,23%)
Euro
R$ 6,42
(-0,57%)

JSL apresenta nova unidade de negócios digital para logística rodoviária

JSL Digital foi apresentada durante a Intermodal South America 2025, que aconteceu de 22 a 24 de abril em São Paulo
Por Redação em 29 de abril de 2025 às 8h00
JSL apresenta nova unidade de negócios digital para logística rodoviária
Foto: Divulgação / JSL
Foto: Divulgação / JSL

A empresa de serviços logísticos JSL marcou presença na 29ª edição da Intermodal South America com uma nova adição ao seu ecossistema logístico. Lançando um novo capítulo em sua jornada de transformação digital, o grupo apresenta ao mercado a JSL Digital, unidade de negócios dedicada à digitalização da gestão de transporte.

Com quase 70 anos de atuação, a JSL é um ecossistema logístico com presença em mais de 9 países e 16 setores da economia, oferecendo soluções que vão de logística interna, armazenagem e distribuição urbana até operações industriais dedicadas, fretamento corporativo e transporte de cargas.

Atualmente, o transporte geral de cargas representa apenas 6% do negócio da JSL. Boa parte de seu modelo de negócio se concentra em serviços especiais que envolvem frotas dedicadas e operações de alta complexidade.

Com a JSL Digital, a companhia espera acessar uma nova base de clientes, ampliando sua presença em mercados de menor valor agregado, como o transporte de commodities, onde os custos logísticos são mais desafiadores e há mais volume e densidade de rotas. "Como é um mercado muito mais competitivo pela quantidade de operadores e transportadores que existem no Brasil, a gente só conseguiria ser competitivo nesse ambiente se a gente fosse digital", explica Guilherme Sampaio, CFO da JSL.

A compra da plataforma de gestão logística digital Truckpad pela JSL em maio de 2022, o banco digital BBC, empresa do Grupo Simpar, detentor da JSL, e o TMS próprio da JSL, o e-JSL, foram peças importantes para os planos da empresa de desenvolver um novo modelo de negócios. "Temos diversos outros ativos que, incorporados, dão uma fortaleza diferenciada das outras empresas", conta Guilherme.

O CFO enfatiza que a JSL Digital não é apenas um novo serviço, mas sim uma nova unidade de negócios que combina a estrutura operacional da JSL com tecnologia de ponta com o objetivo de potencializar eficiência, conectividade e visibilidade ao longo de toda a cadeia logística.

"O mercado tem várias iniciativas buscando aplicativos para a conexão entre embarcador e caminhoneiro. Todas elas, de certa forma, tinham algum tipo de atrito que não conseguia fazer o processo de digitalização completo. Ou faltava o capital de giro, ou o acesso ao caminhoneiro, ou acesso ao embarcador de grande volume. A JSL tem a capacidade de absorver o capital de giro, tem acesso aos grande embarcadores e tem uma rede de caminhoneiros já estabelecida há longos anos", explica Guilherme.

Com uma base de mais de 200 mil transportadores homologados, a JSL Digital integra funcionalidades como contratação, rastreamento, comprovação de entrega e pagamento, proporcionando redução de deslocamentos vazios, mais agilidade nas entregas e aumento da produtividade.

A solução está em fase de implementação e será expandida progressivamente para as operações das oito empresas adquiridas pela JSL até junho de 2025. 

“A tecnologia é um dos principais pilares de crescimento da JSL. Buscamos constantemente desenvolver soluções alinhadas à nossa estratégia e às necessidades do setor. Por isso, nossas inovações contemplam toda a cadeia logística: embarcadores, motoristas e a própria JSL”, conclui Guilherme.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar