A BRF anunciou a implementação de carretas de quatro eixos em sua operação logística. A nova tecnologia, que foi apresentada pela empresa na Fenatran 2022, já está em uso e tem gerado resultados positivos em diversas frentes, como o aumento da capacidade de carga e a redução de custos de transporte.
Segundo a BRF, o novo modelo de carretas será utilizado em diferentes etapas da logística, desde o transporte de produtos das marcas Sadia, Perdigão e Qualy, até o transporte de suínos para as unidades produtivas da companhia. O principal diferencial das novas carretas é a possibilidade de carregar um Peso Bruto Total (PBT) superior ao dos modelos tradicionais, o que reflete diretamente em ganhos de eficiência.
As carretas de quatro eixos adotadas pela BRF também contam com tecnologia avançada, como elevadores hidráulicos e sistemas de climatização específicos para o transporte de animais. Essas inovações garantem maior conforto térmico durante o deslocamento, principalmente no transporte de suínos. Cada veículo consegue transportar até 94 animais de até 200 quilos, utilizando uma plataforma que facilita o embarque e desembarque da carga viva.
“No transporte de suínos, o novo formato de carreta permite que a mesma quantidade de carga que antes necessitava de dois veículos BiTruck seja transportada em apenas um. Isso agiliza o processo e otimiza a operação”, afirma Cezar Felipak, gerente de Logística Agro da BRF.
Além dos ganhos relacionados ao transporte de animais, as carretas refrigeradas de quatro eixos têm mostrado uma eficiência de até 22% maior em comparação com os veículos tradicionais. Essa diferença permite que a cada seis deslocamentos com a nova carreta, a BRF evite uma viagem adicional, o que contribui para a redução de custos de operação.
Atualmente, a BRF opera nove veículos de quatro eixos, com previsão de expansão para 36 até o final de dezembro. Além disso, dois veículos específicos para o transporte de suínos já iniciaram suas atividades desde setembro.
“Implementamos este equipamento para reforçar nossa capacidade logística e ampliar as possibilidades futuras com um modelo mais moderno e flexível. A expectativa é de que o número de carretas nesse formato aumente progressivamente”, comenta Loriano Rigo, diretor de Logística da BRF.
Outro ponto destacado pela BRF é a contribuição da nova frota para a sustentabilidade da operação. A redução no número de viagens necessárias diminui o consumo de combustível, resultando em menor emissão de gases poluentes. Esse fator se alinha às iniciativas de ESG da empresa, que busca constantemente otimizar suas práticas operacionais.
“A adoção desse novo modelo de carreta não só melhora a eficiência das entregas, como também abre margem para novos estudos sobre o aumento da capacidade e a automação de processos de carregamento que antes não eram viáveis devido às limitações de peso”, acrescenta Felipak.