A partir da meia-noite do dia 1º de novembro, a Rodovia Carlos Tonanni (SP-333) terá em funcionamento o segundo pórtico de cobrança por pedágio eletrônico (free flow), conforme anunciado pela concessionária EcoNoroeste. O novo sistema será ativado no KM 110 da rodovia, substituindo a atual praça de pedágio de Jaboticabal, que opera no modelo convencional.
O free flow, tecnologia que permite a passagem de veículos sem necessidade de parar em cabines, já está em operação em outro trecho da SP-333, na altura de Itápolis (SP). Com câmeras, antenas e sensores, o sistema detecta os veículos e realiza a cobrança automaticamente para aqueles que possuem tags instaladas. Para os demais, há um prazo de 30 dias para o pagamento da tarifa, conforme as novas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), evitando multas por evasão.
A EcoNoroeste, concessionária responsável pelo Lote 31 do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, firmou um contrato com o governo estadual e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte (Artesp), estabelecendo a substituição gradual de todas as praças físicas por pórticos de cobrança eletrônica nos próximos sete anos.
Prazo ampliado e benefícios para usuários frequentes
O prazo para pagamento da tarifa foi ampliado de 15 para 30 dias para veículos sem tag, proporcionando mais tempo aos condutores para regularizar a situação. O pagamento pode ser realizado pelo site, aplicativo, WhatsApp, ou nas bases de atendimento da EcoNoroeste localizadas em Barrinha, Taquaritinga e Itápolis.
Além disso, a concessionária oferece o Desconto de Usuário Frequente (DUF), que reduz progressivamente o valor das tarifas para veículos de passeio que passam pelo pórtico mais de uma vez no mesmo mês. Para veículos comerciais, há um desconto básico de 5%, válido para todas as passagens.
Treinamento e realocação de funcionários
A EcoNoroeste informou que vem promovendo o treinamento de seus colaboradores através do “Projeto Capacitar”, que visa a realocação dos profissionais das praças de pedágio convencionais para outras funções mais seguras e com maior valorização dentro da empresa, em linha com as novas exigências tecnológicas do pedágio eletrônico.