De acordo com o Relatório Final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) Mista do Congresso Nacional, de 2002, sobre roubo de cargas, o aumento e custo médio de 40% do seguro inviabiliza, em parte, a rentabilidade das empresas.
Paralelamente a isso, estudos de especialistas sinalizam para o fato de que 70% dos casos de assalto e roubo de cargas poderiam ser evitados com um GRIS (Sistema de Gerenciamento de Riscos) eficiente. A Columbia contratou a GV, empresa especializada na assessoria e consultoria em gerenciamento de riscos.
O projeto começou com o levantamento completo da segurança patrimonial de todas as unidades Columbia, o que resultou em um diagnóstico da atual situação e uma proposta de melhoria nos quatro aspectos que compõem um sistema de segurança: tecnologia, procedimentos, efetivo e treinamento.
As seguintes premissas compõem as linhas gerais do GRIS da Columbia: desenho caso a caso; prevenção em relação a eventuais perdas; controle sobre eventuais perdas, assessoria junto ao cliente ou usuário do sistema e correta contratação de seguros. Três etapas distintas do gerenciamento também foram definidas.
Controle do Processo (antes) - Que trata de conhecer as operações dos clientes; Excelência Operacional (durante) - Agir de acordo com as normas; Administração de desvios (depois) - Rápida reação em casos de ocorrência. O projeto estará implantado até o começo de 2004.