A Jadlog anunciou a implementação de um plano de pico abrangente para suas operações durante a Black Friday de 2023. Espera-se que o período movimente entre 15% e 20% mais encomendas do que no ano anterior. O plano, elaborado com abordagem multidisciplinar, cobre todas as áreas da empresa e tem como foco proporcionar uma experiência positiva de compra para os consumidores por meio de uma logística eficaz.
O CEO da Jadlog, Bruno Tortorello, enfatizou o compromisso da empresa em manter um alto ritmo de entregas e coletas durante esse período de crescimento acentuado no volume de encomendas. Para atingir esse objetivo, a empresa expandiu sua infraestrutura, aprimorando sua capacidade de oferecer uma experiência positiva a seus clientes, incluindo remetentes e consumidores.
O plano de coletas envolve um aumento de 50% na frota de carretas, caminhões truck e VUCs (Veículos Urbanos de Carga), a utilização de um pátio adicional em São Paulo e um rígido controle de mercadorias com base no princípio FEFO (First Expired, First Out), o que significa que a primeira encomenda a vencer será a primeira a ser coletada. A equipe de transportes do Hub Central também fornecerá suporte para as coletas.
Quanto ao processamento de encomendas, a Jadlog contará com um Terminal de Cargas (TECA) dedicado à operação da Black Friday em São Paulo. Além disso, a empresa reforçará sua equipe com mil colaboradores adicionais, operará 24 horas por dia na sede e filiais e implementará equipamentos automatizados no TECA de São Paulo, incluindo um dimensionador de carga, um novo sistema de classificação chamado small sorter e novos leitores de códigos de barra.
No que diz respeito às transferências de mercadorias, o plano inclui a criação de seis novos HUBs, a criação de 10% de novas rotas em todo o Brasil, 50% a mais de veículos, abastecimento direto nas operações last mile em estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da adoção do sistema de entrega "Milk run," que otimiza a operação permitindo que uma encomenda seja deixada e outra seja coletada no mesmo local, economizando tempo e recursos.
Para a última milha, a Jadlog planeja adicionar 70% mais carros para as entregas, estabelecer estruturas de entrega em hubs e reforçar o número de funcionários na supervisão de campo. Nessa operação, a Jadlog também incorporará 72 novos veículos elétricos da Cicloway, incluindo 50 motocicletas elétricas dos modelos Super Cargo e Mini Max, bem como 22 veículos elétricos dos modelos tuk tuk Saúva, Formigão e Joaninha, juntamente com mais motocicletas Super Max e Mini Max. Esses veículos elétricos contribuirão para a redução das emissões de CO2 nas operações durante a Black Friday.
Outros serviços que apoiarão o plano de pico incluem atendimento especializado nos finais de semana na área administrativa e um call center com uma empresa especializada durante o período da Black Friday. Além disso, haverá um aumento de 40% nas escoltas dos veículos em trânsito como parte do gerenciamento de riscos.
No âmbito da operação de pico, a Jadlog também fará uso dos serviços Pickup e Predict. O serviço Pickup conta com mais de 4 mil pontos comerciais parceiros em bairros no Brasil, incluindo 900 na Grande São Paulo, permitindo que os consumidores retirem suas encomendas em horários estendidos próximos de suas residências ou locais de trabalho. O serviço ajudará não apenas nas entregas da Black Friday, mas também na logística reversa, facilitando trocas ou devoluções de produtos adquiridos no comércio eletrônico.
O serviço Predict enviará mensagens de SMS aos consumidores informando o horário de entrega de suas encomendas no dia da entrega, com uma janela de duas horas, proporcionando maior previsibilidade nas entregas.