A CCR AutoBAn modernizou o Centro de Controle Operacional (CCO), localizado em Jundiaí (SP). A unidade concentra os processos de monitoramento do Sistema Anhanguera-Bandeirantes e tem como função gerenciar a logística e acionar todos os recursos para garantir a fluidez no tráfego nas rodovias e prestar auxílio aos motoristas.
O gerente de Operações da concessionária, Virgílio Leocádio, explica que a estrutura destinada ao trabalho dos profissionais do CCO foi atualizada, com equipamentos de informática, incluindo computadores mais potentes e monitores de melhor qualidade. Também houve upgrades no sistema integrado que permite o acionamento dos recursos e que registra as ocorrências. “São melhorias fundamentais para as equipes e que trazem reflexo direto na qualidade do atendimento aos clientes nas rodovias, pois permite melhor eficiência e maior agilidade nos processos.”
Leia mais: CCR AutoBAn investe R$ 17 milhões na implantação de faixa adicional
O executivo diz que o espaço também recebeu adequações ergonômicas para os profissionais, novo piso e layout diferenciado. “Além disso, foi implantada uma sala de descanso, que conta com poltronas e diversos livros. É um espaço dedicado ao relaxamento das equipes, o que proporciona melhor qualidade de vida e desempenho”, conta Leocádio.
O Centro de Controle Operacional da CCR AutoBAn monitora 24 horas por dia todo o sistema Anhanguera-Bandeirantes por meio de equipamentos do Sistema de Monitoramento de Tráfego, que incluem 110 câmeras de circuito fechado de TV, 37 sistemas analisadores de tráfego com 205 faixas, nove estações de meteorologia, além de 31 painéis de mensagens variáveis fixos.
Todos esses recursos, afirma a concessionária, auxiliam o trabalho das equipes de atendimento, totalizando 120 profissionais que atuam no sistema viário diariamente em escala de revezamento. É a equipe do CCO que aciona viaturas para atendimentos, incluindo guinchos leves e pesados, viaturas de inspeção de tráfego, caminhões irrigadeira de apoio a princípio de incêndio e ambulâncias com infraestrutura para que profissionais médicos e de enfermagem promovam o atendimento pré-hospitalar. No total, a CCR AutoBAn possui 46 viaturas dedicadas ao atendimento nas rodovias.
Informações
O motorista ainda pode obter informações sobre condições de tráfego e solicitar serviços, como auxílio mecânico, resgate ou informar ocorrências nas rodovias com o aplicativo de mensagens WhatsApp. O botão WhatsApp, presente na versão mobile e desktop do site da CCR AutoBAn direciona o cliente automaticamente para o aplicativo ou versão web.
Já o SOS Usuário da concessionária conta com o Disque CCR AutoBAn, com atendimento telefônico a partir do número 0800 055 55 50 ou por meio dos telefones de emergência instalados a cada quilômetro de rodovia. Condições de tráfego no Sistema Anhanguera-Bandeirantes também podem ser acessadas no site da concessionária.