O Veículos e equipamentos de transporte de gás de cozinha (botijões) passarão a ter um novo modelo de inspeção de segurança veicular. A resolução foi estabelecida no último mês de outubro pelo pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) por meio das Portarias nºs 169 e 170, que autorizam o início das atividades do programa Posto de Inspeção Credenciado (PIC).
A iniciativa concede aos Organismos de Inspeção Acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e credenciados ao PIC a permissão para realizarem inspeção em transportes rodoviários de gás liquefeito de petróleo (GLP), distribuídos e comercializados na forma fracionada em São Paulo, que passará a ser mais rígida e completa, com a análise de uma série de equipamentos com o objetivo de evitar acidentes.
Atualmente, a inspeção em veículos e equipamentos transportadores de GLP é realizada pelo Ipem-SP. O Instituto possui quatro unidades de inspeção para atender aproximadamente 9.700 distribuidoras de revenda de gás em todo o estado. Com o PIC, São Paulo ganhou 41 novos postos, um aumento de 925% no número de credenciados, com a possibilidade de chegar até a 80 no futuro.
Nova inspeção
O Posto de Inspeção Credenciado (PIC) foi idealizado pela Associação Nacional dos Organismos de Inspeção (Angis). A meta da entidade é melhorar a qualidade das inspeções realizadas neste tipo de transporte, aumentar a capilaridade do serviço e garantir que os transportadores de GLP, produto perigoso e que pode provocar acidentes graves, circulem com segurança pelas vias públicas, onde tem contato com a população.
“O nosso principal intuito é preservar a segurança da população. A inspeção realizada nas instituições licenciadas será mais completa e detalhada, com a avaliação de itens de segurança como alinhamento de faróis, ensaio de freios e amortecedores, exame das folgas por baixo do veículo. Esses itens não eram inspecionados antes por se tratar de uma inspeção mais visual. Agora, todo o procedimento será padronizado e realizado por profissionais especializados, como engenheiros e técnicos mecânicos", destaca o presidente da Angis, Aquiles Pisanelli.
De acordo com o Ipem-SP, a inspeção dos veículos e equipamentos de transporte GLP continuará sendo realizada anualmente. Os proprietários desse tipo de transporte devem consultar no site do Instituto a lista dos postos credenciados. Os Organismos de Inspeção que atuam em todo o estado de São Paulo e que queiram se credenciar ao programa também devem consultar o portal eletrônico do Ipem-SP.