A Grãos do Piauí, concessionária controlada pela CS Infra, empresa que pertence à Simpar, divulga que iniciou os trabalhos nas rodovias PI-397 (Transcerrados) e PI-262 (Palestina). Os serviços incluem limpeza de pistas e acostamento, recuperação preliminar do pavimento, recuperação da sinalização, limpeza dos sistemas de drenagem e conformação da pista não pavimentada, incluindo a elevação do greide nos pontos onde houve registros de alagamentos.
A gestão é fruto de uma parceria público-privada (PPP) com o estado do Piauí por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI). Vale lembrar que a concessão terá duração de 30 anos e cerca de R$ 800 milhões em investimentos – desses, R$ 230 milhões nos primeiros 24 meses.
A concessionário informa que os investimentos foram definidos com foco na melhor prestação de serviços aos usuários e estão previstas a construção de quatro praças de pedágio, um Centro de Controle Operacional (CCO), um Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), uma base de apoio operacional e dois postos de pesagem móveis, além de quatro interseções, instalação de iluminação em outras nove mais a implantação de 17 baias de ônibus.
“Nosso Centro de Controle Operacional oferecerá um sistema de monitoramento com tecnologias de ponta com melhorias significativas aos usuários da rodovia e comunidade no entorno”, diz o diretor-presidente da Grãos do Piauí, Marcio Protta.
As ações de melhoria da infraestrutura também preveem disponibilidade de dois veículos de inspeção de tráfego, um guincho leve e um pesado, um caminhão pipa e um veículo multiuso, além de pavimentação de 143 quilômetros de estrada de terra. Também estão previstos serviços de manutenção, recuperação e melhorias nos 276,8 km de rodovias.
Malha
As rodovias PI-397 (Transcerrados) e PI-262 (Palestina) atravessam a região sul do Piauí e abrangem uma área de 61.757,124 km², contemplando 25 municípios e cerca de 25% da área total do Piauí, com 200 mil habitantes. Reconhecida como a rota da produção de grãos, milho e soja, da região de Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), as vias contempladas na concessão são de grande importância para o agronegócio brasileiro.
“Sabemos da importância da rodovia para o agronegócio e iniciamos os trabalhos focados na preservação e recuperação de alguns trechos da pista, especialmente o ll da PI-397 - uma área muito sensível -, que no período de chuvas dificulta a trafegabilidade dos caminhões. Estamos atuando nessa área para minimizar as possibilidades de atoleiro”, comenta Protta.
Segundo o diretor-presidente da Grãos do Piauí, os investimentos também irão se reverter em vantagens à população, como mais segurança na estrada, bem-estar dos usuários, aumento de produtividade e competitividade para a região e economia no frete.
"Além da melhora da rodovia, os investimentos irão contribuir com o desenvolvimento do agronegócio e a economia na região com a geração de empregos e de receitas. Ações de recuperação de áreas degradadas e programas de sustentabilidade serão implantados para melhorar a qualidade de vida na região”, pontua Protta.