A Pepsico investiu na sustentabilidade de seu sistema nacional de entregas e colocou em operação no último mês de janeiro dez veículos elétricos, que já circulam nas rotas a partir da unidade da companhia no bairro do Jaguaré, em São Paulo, e nos município de Sorocaba (SP) e Curitiba.
Os veículos elétricos de médio porte são da Jac Motors e não emitem CO2. Com capacidade para 8 toneladas, o modelo iEV 1200T conta com baterias de 97 kWh, que garantem autonomia para rodar até 250 km com uma carga. Para os motoristas, a indústria destaca que um dos principais benefícios está no nível de ruído próximo do zero. Além disso, o modelo possui câmeras que fornecem uma visão 360º do exterior do veículo.
O diretor Sênior de Supply Chain da Pepsico Brasil, Eduardo Sacchi, afirma que a empresa tem o compromisso e a responsabilidade de contribuir para mitigar as emissões de gases do efeito estufa em toda a sua cadeia logística, aliando a entrega dos produtos aos pontos de venda à proteção do planeta, diminuindo impactos ambientais negativos.
“Iniciativas como essa nos permitem ser mais carbono eficientes, sendo fundamentais rumo à nossa meta global de diminuir a emissão de gases de efeito estufa em 20% até 2030. Tenho o orgulho em afirmar que estamos no caminho certo”, afirma Sacchi.
Frota
Os caminhões elétricos se juntam a outras iniciativas da Pepsico em termos de logística alinhada à sustentabilidade. Em junho do ano passado, a empresa anunciou a compra de 18 caminhões Scania movidos a gás natural veicular (GNV), ou gás biometano.
Os caminhões movidos a GNV e biometano – modelo Scania R 410 A6x2 – são empregados em movimentações de médias e longas distâncias. Seus motores são ciclo otto e 100% a gás e biometano, ou a mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, eles têm garantia de fábrica, com desempenho semelhante ao caminhão a diesel. Além de serem 20% mais silenciosos.
Além disso, a Pepsico e a Sunew, empresa brasileira que produz tecnologia de terceira geração de energia solar, se uniram no último ano para desenvolver um projeto piloto para caminhões de distribuição. A Sunew instalou Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV) em dez veículos da frota de distribuição da PepsiCo para realizar a gestão da recarga da bateria dos veículos e do seu sistema de iluminação.
A companhia anuncia que o plano é expandir a solução de energia limpa para toda a frota e, no futuro, seguir com experimentos que possam auxiliar também o motor dos veículos a partir desta tecnologia.