A Fedex Express, subsidiária da Fedex que atua no transporte expresso, acaba de receber na operação brasileira os seus primeiros caminhões com baús com blindagem elétrica. Trata-se de uma tecnologia patenteada pela T4S voltada especialmente para o transporte de cargas de alto valor, composta por painéis que revestem todas as faces internas da carroceria do caminhão, com a missão de proteger a carga com um choque elétrico não letal de 20 mil volts.
Os veículos contam ainda com tecnologia de bloqueio antijammer e antivandalismo. O investimento faz parte do projeto de melhoria constante dos protocolos de segurança da companhia, que também inclui a instalação de cofres especiais com trava de abertura remota e interior com blindagem elétrica nas filiais, além de treinamento de profissionais, entre outras soluções de proteção.
Os sensores aplicados nos compartimentos de carga dos caminhões dificultam seu rompimento e disparam um choque elétrico suficiente para interromper a ação criminosa sem causar danos físicos às pessoas. A definição de rotas para entregas é planejada com base em análise de dados de software que mostram caminhos seguros e outros a serem evitados durante o transporte.
A Fedex Express informa que faz investimentos constantes para intensificar a proteção de seus funcionários e garantir a integridade das cargas que transporta. Como resultado, registrou uma melhoria significativa nos índices de proteção de cargas em geral no ano fiscal de 2020 em relação ao período anterior, o que representa menos incidentes e mais segurança e confiabilidade para a operação.
A empresa destaca que outra característica importante do projeto é o fator humano. Os motoristas que irão conduzir os veículos e transportar as cargas passaram por treinamentos para capacitá-los a agir corretamente em caso de tentativa de roubo da carga ou do veículo. “A segurança é sempre nossa prioridade. Nossos funcionários e a carga de nossos clientes merecem a experiência mais segura que podemos oferecer. Continuamos tomando todos os cuidados para oferecer um ambiente de trabalho seguro às nossas equipes e confiabilidade aos nossos clientes, mesmo em condições adversas”, afirma Fábio Gonçalves, diretor de Segurança da Fedex Express.