A Lenarge Transportes e Serviços anuncia que adquiriu 200 unidades do Volvo FH. A empresa está renovando e ampliando sua frota, que agora soma 760 veículos, 95% deles da marca Volvo. Os novos caminhões serão utilizados no transporte de granéis sólidos, foco da operação da transportadora, que concentra seus negócios nos segmentos de mineração, siderurgia, cimento e celulose. Os veículos serão entregues até dezembro.
O diretor-presidente da Lenarge, Márcio Afonso de Moraes, diz que a companhia realiza negócios com a montadora há 20 anos e a escolha pela marca se deve também a alguns dos principais atributos do caminhão, como robustez, confiabilidade e baixo consumo de combustível.
Já o diretor executivo de Caminhões Volvo no Brasil, Alcides Cavalcanti, ressalta que a Lenarge é um tradicional cliente da Volvo e sempre foi extremamente profissional e exigente. “Por isso ficamos muito felizes com a consolidação dessa parceria e com a escolha do caminhão FH, o campeão de vendas dos últimos anos.” O executivo completa dizendo que a tecnologia dos caminhões e serviços, além da assistência da rede de concessionárias, tem contribuído para melhorar de forma significativa os resultados do cliente.
Moraes explica que o transporte de granéis sólidos é um negócio altamente profissionalizado, muito competitivo e de margens apertadas. “Para crescer nessa área, é preciso ter custos reduzidos, alta produtividade, eficiência administrativa e um controle rígido operacional. Contar com um caminhão confiável e de alta performance como o FH é uma parte muito importante dessa equação”, explica o diretor-presidente da Lenarge. Ele destaca ainda que usa o Dynafleet, o sistema de gerenciamento de frota da Volvo, conseguindo até 8% de economia de combustível.
De janeiro a junho deste ano, a frota da transportadora já transportou 4,3 milhões de toneladas, volume ligeiramente superior às 4,15 milhões de toneladas registradas no mesmo período de 2020. No primeiro semestre, a frota rodou 25 milhões de quilômetros, a mesma distância percorrida até junho do ano passado. “Estamos otimistas. Devemos superar os números de 2019, com uma evolução de 10%”, prevê Moraes. Cálculos do executivo apontam que este ano a companhia irá movimentar mais de 9 milhões de toneladas e rodar 50 milhões de quilômetros.
Outro investimento da Lenarge é na manutenção. Todos os 200 novos FHs têm o Plano de Manutenção Ouro da Volvo, cobrindo todas as manutenções preventivas e corretivas. A empresa só precisa se preocupar com a troca de pneus, o motorista e o combustível. O transportador tem ainda serviço Voar (Volvo Atendimento Rápido) 24 horas por dia e atendimento preferencial na rede de concessionárias da marca.
A aquisição dos 200 caminhões foi financiada pela Volvo Financial Services, responsável pelo oferecimento de soluções financeiras para caminhões e todas as áreas de negócios do Grupo Volvo no país.