A Marbor Frotas Corporativas, empresa que atua no mercado de locação de veículos, pretende dobrar seu volume de ativos neste ano de 2020. No último ano, a Marbor já duplicou o número de unidades locadas, chegando a duas mil, e a meta da empresa é terminar este ano com quatro mil veículos alugados, apostando especialmente no potencial dos negócios junto a pequenas e médias empresas e também a empresas de logística.
Os números fazem parte da estratégia de posicionar a empresa como um player relevante no mercado brasileiro de locação de veículos. Desde 2013, o Grupo Marbor, do qual a empresa faz parte e que atua também nos ramos imobiliário e hoteleiro, vem passando por um processo de reestruturação, com a gestão das empresas, anteriormente realizada pelo fundador Marcos Borenstein e seus três filhos, sendo profissionalizada, passando a contar também com executivos de mercado.
De acordo com Renato Vaz, diretor da Marbor Frotas Corporativas, o mercado de locação de veículos apresenta grandes oportunidades de crescimento, pois 80% das empresas do país ainda trabalham com veículos próprios. “A locação tem atendido cada vez mais ao mercado, por ser mais econômica do que os outros modelos de financiamento dos ativos”, explica o executivo.
Uma das apostas da empresa é o crescimento da terceirização de caminhões e empilhadeiras, tanto para transportadoras e operadores logísticos quanto para os próprios embarcadores de cargas, no comércio e na indústria. “Trata-se de um mercado muito promissor e ainda mal atendido”, avalia Vaz.
Segundo o diretor, a redução de custos operacionais e administrativos justifica a terceirização. “Nenhuma empresa deve se dedicar a algo que não agrega resultado ao seu negócio. Deve deixar para o especialista, que tem isso como negócio principal. A locação reduz diretamente os custos operacionais dos clientes, já que temos melhores condições de compra em todos os itens, desde a aquisição do veículo e de peças até a manutenção. Além disso, toda a gestão da frota fica a cargo da locadora, reduzindo o custo de administração dos clientes”, destaca.
Para que as empresas tenham mais clareza de quando é melhor terceirizar sua frota, a Marbor desenvolveu, com o apoio de um professor de economia, uma ferramenta que compara os custos totais dos veículos próprios com os custos dos alugados. Depois do contato inicial com a locadora, o interessado recebe um link para fazer uma simulação e mostra qual a melhor opção. “Ainda há uma grande quantidade de empresas que não adotam a terceirização por não ter uma comparação clara com os custos totais da frota própria. Essa ferramenta auxilia os clientes nessa análise”, exalta Vaz.