A cervejaria Ambev e a VW Caminhões e ônibus, fabricante dos veículos comerciais das marcas Volkswagen e Man, assinaram ontem, dia 20 de setembro, um termo de cooperação global para o desenvolvimento de um modelo de negócios de mobilidade elétrica.
O objetivo das companhias é somar forças para viabilizar a utilização da propulsão elétrica na distribuição urbana de produtos e criar um benchmarking em sustentabilidade para o mercado logístico global, contemplando a operação do caminhão VW e-Delivery e seu abastecimento por meio de fontes de energia sustentáveis.
O acordo foi revelado um mês depois de a Ambev anunciar que terá mais de um terço de sua frota composta por caminhões Volkswagen elétricos até 2023. A iniciativa envolve 1.600 veículos movidos a energia limpa e é a maior do tipo já divulgada no mundo. Leia mais no link a seguir:
Ambev adquire 1.600 veículos elétricos da Volkswagen
“O sonho de criarmos as bases para a mobilidade elétrica em prol da sustentabilidade é cada dia mais real, e com esse compromisso reafirmamos nossa parceria para prover novas tecnologias e processos desenvolvidos no Brasil, que podem ser benchmarking para o mercado global”, comenta Guilherme Gaia, diretor de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev.
De acordo com as companhias, o trabalho em conjunto representa um passo importante em direção a um futuro cada vez menos dependente de combustíveis fósseis, proporcionando uma redução ainda maior nas emissões de gases de efeito estufa na frota que atende a Ambev. Entre 2014 e 2017, a cervejaria já reduziu esse índice em 33,9%.