A TCP recebeu, no início de maio, um dos maiores navios a operar no comércio internacional na América do Sul. O porta-contêineres panamenho Henry Hudson Bridge possui 336 metros de comprimento, 45,8 metros de boca e 14,04 metros de calado máximo.
A atracação do navio panamenho em Paranaguá (PR) só é possível devido à capacidade do novo cais do terminal, que conta com 879 metros de extensão. “Existe uma tendência mundial por navios cada vez maiores e a TCP é um dos poucos terminais do Brasil aptos para recebê-los. Isso graças a um programa intenso de investimento para ampliação e modernização”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor-superintendente Comercial da TCP.
Até 2018, o cais da TCP será ampliado em 220 metros, chegando a 1.099 metros de extensão, o que permitirá ao terminal receber até três grandes navios simultaneamente.
Em abril de 2016, a TCP recebeu a aprovação final, por parte da Secretaria dos Portos (SEP) da Presidência da República, de um plano de investimentos de R$ 1,1 bilhão. O programa faz parte da proposta de renovação antecipada, mediante investimento, do contrato de arrendamento do terminal por mais 25 anos a partir de 2024, nos termos do novo marco regulatório do setor portuário.