A Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil concedeu ao Porto do Açu (RJ) a licença de operação para o Serviço de Tráfego de Embarcações (Vessel Traffic Service, ou VTS). O documento credencia o porto em padrões internacionais.
O projeto de implantação do VTS no Porto do Açu foi aprovado pelo Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rêgo, órgão da Marinha do Brasil. O VTS é um sistema que monitora ativamente o tráfego aquaviário, melhorando a segurança e a eficiência na movimentação de embarcações.
Para a homologação são levados em conta aspectos como equipe qualificada, tecnologia instalada e integração das informações. Entre os principais dispositivos estão o Automatic Identification System (AIS), o Radar, os sistemas de comunicação e o medidor de altura das ondas, da maré e do vento, além das câmeras de monitoramento.
O serviço fornece uma série de informações como localização, velocidade, porte, calado, tipo de carga e bandeira das embarcações. Além disso, recentemente, o Porto do Açu foi incluído no VTS Guide, referência mundial sobre os sistemas de controle de tráfego marítimo.