O berço 214 do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá (PR) atingiu ontem, dia 9 de junho, um novo recorde diário de produtividade. Ao longo do período de 24 horas foram embarcadas 50,5 mil toneladas de soja. O recorde anterior era de cerca de 44 mil t.
O carregamento foi feito no navio Krousson, que tem capacidade para 63,5 mil t. Durante a operação, os shiploaders registraram uma produção efetiva de 1,206 mil t por hora. Ao todo, o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, composto por três berços, teve uma produção de 99 mil t ao longo do dia, operando soja, farelo, milho e trigo.
Para o secretário de Infraestrutura e Logística do estado do Paraná, José Richa Filho, a marca evidencia os investimentos feitos em produtividade no complexo graneleiro. “Queremos dar as melhores condições aos usuários do porto, com a maior produção no menor tempo possível de atracação”. Nos últimos quatro anos foram investidos R$ 511 milhões em obras para manutenção, ampliação e melhorias nos portos paranaenses.
Nos primeiros meses de 2015, dois novos shiploaders foram inaugurados em Paranaguá, com capacidade nominal de carregamento 33% superior aos equipamentos antigos. Até o final de 2015, outros dois carregadores entrarão em funcionamento no Corredor de Exportação.