A Hamburg Süd batizou, na última semana, em Cuenca del Plata, terminal localizado em Montevidéu, no Uruguai, o navio porta-contêineres San Vicente, a terceira embarcação de uma série de três idênticas que levam a denominação San. Completam a série os navios San Christobal e San Clemente, batizados em setembro e dezembro de 2014, respectivamente.
Assim como seus pares, o San Vicente possui capacidade nominal para 9 mil TEUs e conta com 1.370 tomadas para contêineres refrigerados. O comprimento total da embarcação é de 300 metros, a largura é de 48,2 m e o calado máximo é de 14,40 m. Equipado com um motor de 36.440 kW, o porta-contêineres atinge uma velocidade de 22 nós.
O San Vicente foi construído no estaleiro Hyundai Heavy Industries, em Ulsan, na Coreia do Sul. Apesar de ter sido batizado somente agora, ele foi entregue à Hamburg Süd em novembro do ano passado e entrou em operação no serviço da companhia entre a Ásia, a África do Sul e a costa leste da América do Sul.
O Uruguai é um mercado importante para a Hamburg Süd. O Porto de Montevidéu movimentou, em 2014, um total de 776 mil TEUs e quase um décimo desse valor equivale a contêineres da companhia. Juntas, Hamburg Süd e sua unidade de cabotagem, a Aliança, realizam mais de 400 escalas por ano no porto uruguaio.