O diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Angelino Caputo, anunciou ontem, dia 9 de dezembro, que o canal de navegação do Porto de Santos atingiu um calado de 13,2 metros nos trechos 1, 2 e 3 e de 13 m no trecho 4, até a Brasil Terminal Portuário.
Caputo explica que a batimetria do trecho 4 ainda está sendo analisada para validação pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e a expectativa é que ele também seja elevado para 13,2 m. Segundo o presidente, a profundidade média atingida em todos os trechos é de 15 m.
Já há planejamento para continuar a dragagem. A expectativa é que o Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Portos (SEP), já inicie os estudos para o projeto executivo e comece a dragar em 2015.
O presidente afirma que não estão descartadas, no entanto, novas contratações de dragagem pela própria Codesp, caso o processo previsto no Plano Nacional de Dragagem sofra novo atraso, tudo de comum acordo entre a Codesp e o ministério.
No dia 12 de agosto a Codesp assinou contrato para execução dos serviços de manutenção das profundidades nos trechos 2, 3 e 4 com a empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas, vencedora do certame licitatório. Em 2014 foram dragados 2,350 milhões de m³ de sedimentos no canal de navegação.