O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), localizado no Porto de Paranaguá (PR), inaugura hoje, dia 25 de junho, seu novo cais. A partir de agora, a estrutura passa a contar com 879 m em seus três berços de atracação, frente aos 564 m até então. Simultaneamente, o TCP inaugura três dolphins para a atracação exclusiva de navios destinados a operação com veículos.
As novidades fazem parte de um projeto de expansão e modernização que conta com investimentos privados de cerca de R$ 365 milhões e tem como objetivo transformar o terminal paranaense em um dos mais completos operadores logísticos do setor portuário nacional. Com o novo cais, o TCP está apto a receber simultaneamente até três dos maiores navios de contêineres que realizam o comércio internacional na América Latina.
De acordo com o diretor superintendente do terminal, Juarez Moraes e Silva, a ampliação permite aumentar a capacidade para 1,5 milhão de TEUs ao ano. Hoje, a demanda observada é de aproximadamente 800 mil TEUs. “Estamos preparados para atender a demanda pelos próximos dez anos”, comemora o executivo.
As obras de ampliação do cais de atracação, com custo de R$ 160 milhões, tiveram início em 2012. Além do aporte destinado à estrutura, o projeto de expansão do TCP incluiu a aquisição de equipamentos como os dolphins e também portêineres e transtêineres de última geração. O terminal investiu ainda em uma série de projetos de melhoria contínua, como programas de treinamento e capacitação, tecnologia da informação e sensíveis melhorias na gestão e nos serviços aos clientes.
“Eliminamos as filas de caminhões com a implantação de sistemas de OCR (reconhecimento ótico de caracteres), balanças eletrônicas, um sistema de agendamento prévio para movimentação de contêineres no pátio e melhorias no fluxo viário de Paranaguá”, destaca Moraes e Silva.
Por fim, o TCP também procurou otimizar seu atendimento, utilizando o faturamento eletrônico, a disponibilização de serviços via internet e a implantação de um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para prestar suporte aos clientes, garantindo que 98% dos quatro mil atendimentos mensais feitos pelo terminal sejam realizados em até quatro horas a partir de cada chamada.
Com 320 mil m² de área, o TCP tem como acionistas as companhias Advent International, Pattac Empreendimentos e Participações, TUC Participações Portuárias, Soifer Participações Societárias, Group Maritim TCB e Galigrain.