A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) estabeleceu ontem, 20 de maio, que o novo calado operacional a ser praticado no Porto de Santos para os trechos 1, 2 e 3 é de 12,7 metros. O trecho 4 permanece com calado operacional em 11,2 m.
O calado foi autorizado pela Capitania dos Portos de São Paulo, a partir de batimetria realizada no último mês de março. A Codesp efetuou obra de dragagem emergencial em fevereiro em pontos críticos do Trecho 1, utilizando uma sobra de contrato existente à época. Já em 21 de janeiro deste ano, o calado operacional desse trecho foi reduzido de 13,2 m para 12,3 m, após identificação de pontos de assoreamento intenso no Trecho 1. Em função da alteração no calado do Trecho 1, os trechos 2 e 3 também tiveram suas profundidades reduzidas.
Nos meses de março e abril foram efetuadas novas intervenções em toda a extensão dos trechos 1 e 4. As batimetrias já foram protocoladas no Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) que, após avaliação, encaminhará a proposta para homologação da Capitania dos Portos.
A expectativa da Secretaria Especial de Portos (SEP) e da Codesp é que o calado operacional dos trechos 1,2 e 3 seja restabelecido em 13,2 m a partir dessa nova batimetria, mesmo patamar em que se encontrava em janeiro de 2014.