A Brasil Terminal Portuário (BTP) iniciou, no mês de abril, operações com carga geral solta – fora de contêineres – em seu terminal, localizado na margem direita do Porto de Santos (SP).
No último dia 22, a BTP abasteceu o navio Tasco, da Wallenius Wilhelmsen Logistics (WWL), com cargas de projeto como britadeiras, equipamentos de tratamento de água e geradores elétricos. O acordo com o armador prevê o agendamento, armazenamento, movimentação e embarque das cargas do armador.
O serviço com carga geral solta é realizado por meio de plataformas rolantes chamadas mafi e utiliza navios do tipo roll-on e roll-off. A embarcação de bandeira norueguesa seguiu sua rota com destino ao Porto de Manzanillo, no Panamá.
“Com a nova modalidade, que tem seu foco no mercado de cargas de projeto e maquinário, a BTP amplia o leque de serviços oferecidos a seus clientes”, comemora o diretor Comercial Alan Lear. “A operação de carga solta será realizada no terminal a cada 15 dias, podendo passar a semanal conforme a demanda do mercado”, revela o executivo.
Em todo o porto santista, as operações com carga geral solta apresentaram crescimento de 28,7% em 2013 na comparação com o ano anterior, totalizando 4,3 milhões de toneladas. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).