A Brasil Terminal Portuário (BTP) divulgou, na última semana, uma redução de 18% em sua projeção de movimentação de cargas conteinerizadas para 2014. Agora, a companhia prevê movimentar 691 mil TEUs no acumulado do ano. O ajuste se deve ao atraso na dragagem no canal do Porto de Santos (SP).
As obras, cujo término estava previsto para o próximo mês de maio, abrangem o acesso aos berços da BTP no canal santista. O contrato para a dragagem encontra-se atualmente em fase de concorrência pela Secretaria Especial de Portos (SEP). Com a nova profundidade, de 15 metros, a BTP poderá receber até três navios com capacidade superior a 9 mil TEUs. O cais da companhia foi construído prevendo profundidades de até 17 m.
Mesmo com a operação funcionando parcialmente durante 2013 devido à falta de dragagem, a BTP atingiu um volume de mais de 110 mil TEUs movimentados entre agosto, quando entrou em operação, e dezembro. Neste ano, até o momento foram movimentados mais de 76.500 TEUs. A capacidade total do terminal é de 1,2 milhão de TEUs.
Apesar disso, a BTP indica que deve manter e até mesmo alavancar os investimentos em capacitação, automação e aumento contínuo de produtividade no terminal. Instalado em uma área de 490 mil m², ele contará ainda com capacidade para movimentar 1,4 milhões de toneladas de granéis líquidos.