A Wilson Sons Rebocadores está se preparando para participar, no início de março, das operações com a embarcação Zhen Hua 19, que deve chegar ao Porto de Santos (SP) entre os dias 8 e 9 do próximo mês trazendo dois portêineres e dois transtêineres destinados à Brasil Terminal Portuário (BTP).
A embarcação, com bandeira de São Vicente e Granadina, atracará no terminal santista trazendo os equipamentos da China. A Wilson Sons realizou, em fevereiro, outras duas operações de reboque do mesmo tipo em Santos. No dia 15, os rebocadores Delphinus, Hamal, Sculptor e Wezen fizeram as manobras do Zhen Hua 10. O navio carregava três portêineres e 11 transtêineres para a Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport).
Já no dia 24, a empresa iniciou outra operação para a chegada de mais dois portêineres e dois transtêineres para a BTP. Os equipamentos foram trazidos pelo navio Zhen Hua 11, que contou com apoio portuário dos rebocadores Delphinus, Sculptor, Wezen e Pictor. De acordo com o diretor de Operações da Wilson Sons Rebocadores, Sérgio Guedes, trata-se de operações complexas, que envolvem, ainda, a cooperação da Capitania dos Portos, da praticagem e de representantes dos terminais.
No ano passado, a empresa já havia atuado na chegada de outros dois navios que traziam equipamentos para a BTP. Em 2011, os rebocadores foram responsáveis pelas manobras da embarcação que trouxe os portêineres e RTGs do Terminal de Contêineres de Salvador (Tecon Salvador), operado pelo Grupo Wilson Sons.