A Capitania dos Portos do Paraná autorizou o Porto de Paranaguá (PR) a receber navios de contêineres da classe post-santa para manobras experimentais, segundo anunciou a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) no dia 7 de janeiro.
A autorização prevê a realização de dez manobras experimentais com as embarcações, que contam com 368 metros de comprimento e 51 metros de boca. O objetivo é avaliar as condições do porto para então conceder a autorização definitiva para o recebimento dos navios post-santa em condições normais.
“Com esta autorização, temos condições de anunciar aos armadores as condições operacionais do porto e as primeiras manobras deverão acontecer no primeiro semestre 2013. Serão as maiores embarcações de contêineres a operar em um porto brasileiro”, afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino. “Nossa meta é posicionarmos, em definitivo, o Terminal de Contêineres do Paraná como rota principal na costa brasileira”, completa o executivo.
De acordo com o documento emitido pela Capitania, a autorização para os testes só foi possível devido à realização das obras de dragagem dos pontos críticos do canal de acesso e da manutenção da sinalização e balizamento do canal e da contratação de sondagens batimétricas.
A obra, realizada no ano passado com recursos próprios da Appa, permitiu restabelecer a profundidade natural do Canal da Galheta, de 15 metros. Com as obras, o canal passou a contar com largura de 200 metros. Nos trechos mais críticos, a sobrelargura foi ampliada em 10%. Em dezembro, a Capitania dos Portos do Paraná havia ampliado a navegação pelo canal de acesso para navios de até 335 metros de comprimento no período diurno e de até 306 m de comprimento no período noturno.