A Wilson, Sons, empresa que administra Terminal de Contêineres no Porto de Salvador (Tecon Salvador), anunciou, no dia 17 de setembro, a inauguração do Cais de Ligação do terminal.
Com 240 metros de comprimento e 12 m de calado, a estrutura, operada por três portêineres panamax, tem como função primordial a atracação de navios de menor dimensão, complementando as operações do Cais de Água de Meninos que, com 377 m de comprimento e 15 de calado, está apto a receber embarcações de grande porte.
O primeiro contêiner desembarcado na nova área, um reefer de 40’ da BR Foods, chegou a bordo do navio Maestra Mediterrâneo. Foi a primeira vez, após o início das obras de expansão, em 2010, que o Tecon Salvador operou simultaneamente dois navios porta-contêineres, utilizando o Cais de Ligação e o Cais de Água de Meninos.
O novo cais faz parte dos investimentos de R$ 160 milhões em obras e aquisição de equipamentos previstos no projeto de expansão do terminal, estabelecidas em contrato com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que já garantiu um acréscimo de 44 mil m², totalizando uma área de 118 mil m², além de três portêineres super post-panamax e seis RTGs, recebidos em dezembro de 2011.