No dia 22 de agosto o porto Itapoá recebeu uma nova escala em suas operações. Trata-se do serviço Rumba, operado pela Maersk Line, que faz rota entre América do Sul, Mediterrâneo, Oriente Médio e Índia.
O início da operação foi marcado pela atracação do navio Maersk Laust. Além do Porto de Itapoá, a rota escalará ainda os portos do Rio de Janeiro, Santos (SP), Paranaguá (PR), Itajaí (SC), Jeddah (Arábia Saudita), Salalah (Omã), Jebel Ali (Dubai), Jawaharlal Nehru (Índia), Gênova (Itália), Barcelona, Málaga e Algeciras (Espanha).
Focado na exportação de contêineres refrigerados para a Europa, Oriente Médio e Índia, o novo serviço conta com dez embarcações, todas da Maersk, com capacidade que varia de 4.100 a 4.500 TEUs cada. Além do Maersk Laust, ainda operam o Lexa, Luna, Liça, Laura, Leda, Dunbar, Dabou, Danville e Duncan.
O Rumba chega para substituir o serviço Samba, do norte da Europa, que desde fevereiro deste ano embarcava cargas no Porto Itapoá. Com isso, o novo serviço conta com uma escala estratégica em Algeciras como porto de transbordo para todas as cargas anteriormente carregadas em Itapoá quando recebia o serviço Samba.
O serviço será escalado semanalmente no porto Itapoá e conta com rotação de 77 dias do navio.