A Barra de Santos (SP) recebeu, no dia 23 de agosto, o navio ZhenHua 14, que traz o primeiro lote de equipamentos operacionais da Brasil Terminal Portuário (BTP), empresa constituída em 2007 para construir e operar um terminal multiuso para a movimentação de contêineres e granéis líquidos na região da Alemoa, no Porto de Santos.
A embarcação saiu de Xangai, na China, no dia 25 de junho, onde aproximadamente 100 profissionais participaram do carregamento – que levou dez dias – dos quatro portêineres e dos seis transtêineres da fabricante Shanghai Zhenhua Port Machinery Company (ZPMC). Uma equipe da BTP e da empresa de inspeção APMT Crane & Engineering Services acompanhou todo o processo, desde a especificação e inspeção da construção dos equipamentos até o carregamento do navio.
No dia 2 de setembro o ZhenHua 14 deve entrar no canal com destino ao cais da empresa. O procedimento tem duração de seis horas, com início previsto para as 10 horas e término às 16. No dia 11 de setembro começará o descarregamento das máquinas.
O ZhenHua 14 é um navio especializado no transporte de equipamentos pesados e, desde 2006, presta serviços à ZPMC na China, com porto de registro em Kingston, na Jamaica. A embarcação, que possui 248 metros de comprimento e 41 de largura, foi construído na Polônia.
Formada pela Terminal Investment Limited (TIL) e pela APM Terminals, a BTP investirá um total de R$ 1,8 bilhão na construção do terminal, localizado na margem direita do Porto de Santos, que tem previsão para o início das operações no primeiro trimestre de 2013. O pedido total feito à ZPMC contempla oito portêineres e 26 transtêineres, divididos em quatro lotes de entrega. O navio com o segundo lote já saiu da China e deve chegar ao Brasil ainda em setembro.