No dia 18 de maio, o Porto de Recife (PE) recebeu uma remessa de equipamentos pesados da marca chinesa XCMG. Foram desembarcadas 50 máquinas, entre elas, um modelo exclusivo de guindaste e uma escavadeira importados pela primeira vez pelo Brasil. A operação durou cerca de duas horas.
Os equipamentos foram armazenados no pátio alfandegado cinco do porto. Essa foi a segunda remessa trazida ao Brasil pela XCMG, marca que detém a exclusividade de importação ao País de todos os equipamentos da chamada “linha amarela”, como carregadeiras, retroescavadeiras, motoniveladoras e outros equipamentos utilizados na construção civil. A primeira operação foi realizada no dia 2 de abril, quando a empresa trouxe 87 máquinas pesadas para o Porto de Recife.
Já foram trazidos mais de 1.500 equipamentos pesados desde 2010, quando a XCMG Brasil começou a atuar. Entre os equipamentos importados estão guindastes com capacidade para içar 130 toneladas. Outros equipamentos como o QAY, guindaste mais potente, com capacidade para erguer 240 t, e a escavadeira 150D, indicada para obras menores – que chegaram ao Brasil nesta última remessa –, indicam o crescimento da construção civil no Pernambuco, reflexo de novas empresas e do crescimento do mercado imobiliário.
Ainda no mês de maio, três engenheiros de Projetos da China estiveram em Pernambuco para acompanhar as obras da montadora da XCMG no Complexo Industrial e Portuário Suape. A previsão é de que em 60 dias comece a montagem do galpão, uma vez que 90% da terraplanagem do terreno já foi concluída. A montadora deve ser inaugurada em janeiro de 2013 e terá capacidade para produzir 300 máquinas por mês.