A empresa da indústria naval offshore OSX, pertencente ao Grupo EBX, anunciou a construção de um estaleiro no Complexo Industrial do Açu (RJ) como parte das prioridades aprovadas no plano de negócios da companhia para os próximos quatro anos.
A OSX estima investimentos de R$ 3 bilhões para a construção do empreendimento, distribuídos entre aquisição de equipamentos e obras civis. No mês de junho, a empresa obteve a aprovação do financiamento para a construção do estaleiro pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM), com linha de crédito que poderá chegar a R$ 2,7 bilhões.
A Unidade de Construção Naval no norte fluminense será o maior estaleiro das Américas, com capacidade de processamento de 180 mil toneladas de aço por ano, expansível para 400 mil t/ano. A empresa prevê entregar até dez plataformas do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, estocagem e descarga de óleo) e 11 WHPs (plataformas fixas para águas rasas) até 2015 para a OGX – empresa de óleo e gás do Grupo EBX – das quais sete FPSOs e nove WHPs já serão construídos no Açu. A previsão total de encomendas da OGX para a OSX soma 48 unidades offshore para os próximos dez anos.
Além de atender à demanda de equipamentos de produção de óleo e gás para a OGX, o plano de negócios da OSX tem foco ainda em potenciais encomendas de outras empresas brasileiras. Atualmente, as obras do estaleiro encontram-se em fase de supressão de vegetação no terreno.