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Log-In inicia operação do Jacarandá

Por Redação em 12 de maio de 2011 às 16h16 (atualizado em 17/05/2011 às 10h58)

Navio irá operar no serviço Amazonas da Navegação Costeira, que liga Santos a Manaus passando pelo Nordeste

A Log-In Logística Intermodal, coligada da Vale, iniciou ontem (11/05) a operação do navio Log-In Jacarandá, o primeiro navio porta-contêiner construído no Brasil neste século. Esta embarcação também é a primeira de uma encomenda de sete navios que a empresa tem com o Estaleiro Ilha – Eisa, localizado no Rio de Janeiro. No total, são cinco do tipo porta-contêiner e dois graneleiros. O investimento da Log-In na construção dos navios é de cerca de R$ 1 bilhão, financiado com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e tendo o Banco Nacional de desenvolvimento Econômico (BNDES) como agente financeiro. A previsão é a de que todos os navios entrem em operação até 2013, ampliando a capacidade de frota da Log-In em aproximadamente 300%. Lançado ao mar em outubro do ano passado, o Jacarandá irá operar no serviço Amazonas da Navegação Costeira, que liga Santos a Manaus passando pelo Nordeste, e marca um momento histórico na cabotagem brasileira: há cerca de 15 anos não são construídos navios deste gênero no país. Para a construção do navio, que tem capacidade para transportar 2.800 TEU’s (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) ou cerca de 38 mil toneladas de porte bruto, foram utilizadas cerca de 8,4 mil toneladas de chapas de aço. Durante dois anos, cerca de três mil trabalhadores participaram da construção da embarcação, que pesa cerca de 10 mil toneladas vazio e pode chegar a 47 mil toneladas carregado. Possui 218,45 metros de comprimento total, 29,80 m de boca (largura), 11,60 m de calado máximo, velocidade de 20 nós (no calado de projeto de 10,60 m) e acomodações para 30 pessoas, sendo 20 tripulantes. Há outras peculiaridades do navio, projetado para atender às necessidades específicas da Log-In e da cabotagem brasileira, como maior resistência da porta da escotilha, guindastes embarcados e calado de 11,5 metros. Segundo o diretor-presidente da Log-In, Vital Jorge Lopes, o Jacarandá traz outra contribuição importante. “Por ser mais eficiente energeticamente e por ter uma grande capacidade de carga, a cada viagem do Jacarandá será possível retirar das estradas brasileiras cerca de 2.800 caminhões, reduzindo emissões de C02 no meio ambiente”, esclarece. www.loginlogistica.com.br
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